quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

QUEM PODE DISPUTAR AS ELEIÇÕES EM 2016? JUEDYR ORSAY - PERFIL

O segundo nome de nossa série de perfis de políticos que podem disputar a prefeitura de Miracema traz o nome do atual prefeito, Juedyr Orsay Silva (PSD). Eleito pelo PR e com passagem pelo Solidariedade, o prefeito é político de carreira, já foi vereador e vice-prefeito da cidade, após deixar a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Está concluindo o seu terceiro ano de mandato.

Seu mandato foi marcado por polêmicas, como a construção da rede de coleta de esgoto, que perfurou várias ruas da cidade, sem a eficiente recuperação do calçamento, fato que mereceu muitas reclamações da população. Talvez essa tenha sido sua mais importante obra, pois nenhuma outra pode ser destacada. Acusado pelo Ministério Público e por vereadores de oposição de aplicação irregular de recursos, o prefeito tem o apoio da maioria dos vereadores, inclusive de políticos que não foram eleitos em sua chapa, como o atual presidente da Câmara, Maurício Vô.

Sua administração promoveu a troca constante de secretários e muitos de seus ex-aliados, estão abrigados agora na pré-candidatura do empresário Clovinho Tostes.

A maior polêmica de sua gestão foi o não repasse de verbas previdenciárias e do plano de saúde dos funcionários públicos municipais, que suscitou o ajuizamento de duas ações de improbidade, de autoria do Ministério Público Estadual. O prefeito entende que o valor não é devido.

Apesar de ter sido eleito com o apoio explícito do ex-governador Garotinho, Juedyr rompeu com o político e declarou apoio ao atual governador Pezão, no pleito estadual.

Tem apoio incondicional da família Bornier, de Nova Iguaçu, que desde o início apoia o prefeito miracemense. O político está enfrentando uma das maiores crises financeiras já vividas pelas prefeituras brasileiras, inclusive com cortes nos royalties do petróleo.

Um de seus trabalhos mais destacados foi a limpeza do ribeirão Santo Antônio, em parceria com o Governo do Estado e a vinda da fábrica de laticínios GODAM, prometendo gerar inúmeros empregos.

Nenhum comentário: