terça-feira, 29 de dezembro de 2015

REPUBLICAÇÃO: QUEM FOI LUIZ FERNANDO LINHARES - Publicado em agosto de 2010

O blog resolveu, em tempos de eleição, falar um pouco da história política de nossa cidade. Por isso, fomos buscar opiniões de diversas personalidades locais e regionais sobre o ex-deputado Luiz Fernando Linhares (na foto de camisa xadrez) o último eleito com expressiva votação em Miracema que chegou na ALERJ, um sonho impossível para os líderes miracemenses de hoje.

"Luiz Fernando Linhares foi o mais fiel defensor e representante dos interesses dos municípios da região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro na ALERJ. Não cheguei a conhecê-lo, mas sua obra foi tão profícua que até hoje ouço políticos e cidadãos de diversas ideologias políticas citarem o nome dele como exemplo de deputado que honrou os votos que recebeu dos fluminenses do Noroeste Fluminense.Ele foi um grande parceiro político do meu avô, o ex-prefeito de Porciúncula, Alaor Braz da Fonseca. O povo de Porciúncula deve muito a Linhares!" - Guilherme Fonseca Cardoso, advogado e estudante de arquitetura, nascido em Porciúncula e atualmente residindo em Niterói. Ele tem um blog onde já postou várias informações interessantes sobre o político miracemense.

"O engenheiro miracemense Luiz Fernando Monteiro Linhares, do DER-RJ, era casado com a professora Maria Aparecida Mercante Linhares, com quem teve três filhos: Marcus Felipe, Gabriela e Rafael. Como deputado estadual, foi um dos mais respeitados líderes fluminenses de todos os tempos. Foi ele quem criou a "Região Noroeste Fluminense", além da maioria das mais importantes obras nela hoje existentes. Seu trabalho político teve importância tão grande para a economia de Miracema e demais municípios da região que, hoje, 29 anos após o seu trágico e precoce falecimento em acidente automobilístico, sua memória é reconhecida nos 13 municípios do Noroeste Fluminense, que deram o nome de Luiz Fernando Linhares a várias de suas ruas e prédios públicos." - José Renato Martins Mercante, jornalista e Assessor de Comunicação Social da Prefeitura de Miracema.

Luiz Fernando Linhares, foi sem dúvida, muito importante para o desenvolvimento não só de Miracema, mas também da região Norte e Noroeste Fluminense. Como deputado estadual, com certeza, um dos melhores que já passaram pela ALERJ -Nelson Barros, diretor-presidente do jornal DOIS ESTADOS de Miracema.

"Um dos poucos políticos que trabalhou por nossa cidade, sem nenhuma intenção politiqueira. Homem de fibra, de caráter, sem preconceito, honesto como pessoa e como político, capaz de atender não só aos amigos como também aos desconhecidos. Graças a ele Miracema, teve naquela época, grande impulso, não só na educação, como também em outros campos.Usou a política para realizar, para fazer acontecer, graças a ele muitas pessoa foram e estão empregadas até hoje e muitos já aposentados. Era homem que só precisava falar uma única vez, carismático, atencioso, qualquer pedido que lhe fosse feito, ele estava pronto a atender e atendia.Acho que pode passar décadas e ninguém vai se esquecer que Miracema teve um dia um grande e brilhante deputado, que se vivo estivesse, já teria sido Presidente da República." - Dilcéa de Barros Poeys, advogada miracemense e professora aposentada.

Nenhum comentário: