quinta-feira, 10 de abril de 2014

DENÚNCIAS CONTRA PREFEITURA DE MIRACEMA AUMENTAM NOS ÚLTIMOS DIAS

Este blog, como dito em postagem anterior, optou, nos últimos meses, por manter-se afastado das discussões políticas. E assim tem sido. Mas as denúncias e informações trazidas por meio das redes sociais aumentaram muito nas últimas semanas. A oposição na Câmara de Vereadores vem cobrando informações e, segundo notícia trazida pelo vereador Fabrício Xavier (PMDB), a grande maioria dos ofícios não é objeto de qualquer resposta ou satisfação por parte da prefeitura. Some-se a isso ilações do vice-prefeito Raphael Moreira por meio das redes sociais e em manifestações públicas em reuniões na cidade.

Nas redes sociais devemos diferenciar as denúncias trazidas por contas pessoais cujos donos não são identificados, os chamados "fakes" e contas pessoais de pessoas conhecidas na cidade, como já ocorreram com ex-aliados do prefeito Juedyr Orsay (PS). Aliás, ex-ocupantes de cargos públicos, que foram exonerados, já dispararam ataques contra o prefeito.

As denúncias postas são de superfaturamento em compras, contratos com valores mais altos que aqueles praticados nas gestões anteriores (caso do lixo), atrasos em pagamento de servidores, falta de medicamentos nos postos de saúde e até ausência de médicos nos plantões do posto de urgência (PU).

O blog nunca teve acesso a qualquer documento que possa comprovar tais afirmações, com exceção de cópias de contratos como o do lixo e, recentemente, da realização do carnaval 2014. Também não temos nenhum servidor que veio a público dizer: meus vencimentos estão atrasados. Já em relação à ausência de médicos no pronto socorro o blog conferiu por via de contato telefônico com aquela unidade de saúde e foi confirmada a ausência de médico no plantão. Além disso, o vereador Fabrício Xavier nos garantiu que enviou ofícios à prefeitura e não obteve respostas nos prazos fixados em lei.

Também é real que a prefeitura nunca se manifestou acerca dessas denúncias, nenhuma delas. Nem esclareceu sobre o atraso do pagamento dos servidores contratados.

O assunto também nunca foi tratado em nenhum outro blog atuante na cidade. Mas entende, este blog, que existe um vácuo, uma necessidade, tácita, de que a administração pública deve responder a tudo que está posto de forma pública acerca dos contratos e ações da prefeitura de Miracema, pois é fato que a Secretaria de Saúde vem enfrentando muitas dificuldades na marcação de consultas e na distribuição de medicamentos, que é fato recorrente nos postos e unidades de saúde. Em contrapartida a prefeitura não demonstrou nenhuma ação que efetivamente vez visando a economia de gastos ou contenção de despesas. Prova disso é que, no aniversário da cidade será realizada uma grande festa, com a apresentação de bandas e cantores de renome nacional, cujos cachês são altíssimos e totalmente dispensáveis. Um show do nível do cantor Leonardo e da banda Capital Inicial superam a quantia de R$ 100 mil cada um ou estariam próximos a esse valor.

Muitos cidadãos questionam: porque tais valores não são destinados ao pagamento de exames médicos e medicamentos? Porque tais valores não são empregados em ações de educação? Porque tais valores não são empregados na contenção da onda de insegurança que ronda a cidade? São perguntas feitas em todas as esquinas da cidade.

Acho que compete à Câmara Municipal, responsável por fiscalizar as ações da prefeitura, manifestar-se e não calar-se diante de tais denúncias. O que a população quer é uma satisfação mínima, uma demonstração de interesse dos vereadores. Hoje a insatisfação é muito grande, isso podemos garantir.

E já que a Câmara mantém-se calada, resta-nos o Ministério Público, guardião da lei, que deve apurar tudo que está sendo denunciado.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu acho que ser for mentira tudo que se publica sobre este governo porque ele não se defende? se for verdade porque ninguém toma atitude? Porque ninguém investiga? Por muito menos já tem prefeitos preso e cassados