quarta-feira, 12 de março de 2014

SOBRE A VIOLÊNCIA EM MIRACEMA

Este blog, há alguns meses não é atualizado. Não é atualizado por uma série de motivos, o principal dele é a descrença e a falta de esperança na melhora da cidade, pois ele foi criado com esse propósito único. Além disso, eu, o blogueiro, integrei os 3 primeiros anos da gestão do prefeito Ivany Samel. Portanto, qualquer crítica ou comentário poderia ser encarada como de cunho político. O que é muito normal. Outro fato é que não resido mais em Miracema e estou distante dos acontecimentos do dia a dia. E é complicado falar por meio de informações de terceiros. Recentemente cheguei a informar aqui que o Sr. João Serri não seria mais secretário municipal, fato que não foi confirmado.

Mas agora, tomamos conhecimento de um fato que é deveras grave. O adiamento, pela Igreja Católica, uma instituição neutra politicamente, pelo menos em Miracema, de uma procissão que ocorreria na CEHAB. Segundo a informação, publicada pelo jornalista Nelson Barros, do jornal Dois Estados, a procissão de São José foi adiada, pelo menos remarcada, por medo de ações violentas.

Este blog chegou até a concordar, em parte, com o prefeito quando ele decidiu manter o carnaval na terça-feira, após o lamentável episódio da segunda-feira. Até porque, se alguém tem que mudar sua rota, não somos nós, cidadãos, mas sim os bandidos, que vivem à margem da lei.

Este blogueiro tem total consciência da seriedade da Polícia Militar de Miracema, além do comprometimento total de seus integrantes. Eles fazem tudo que está ao alcance deles. Disso eu tenho certeza e a prova maior do trabalho da PM é que os policiais colocaram a cara à tapa e estão respondendo a população por meio de uma página no Facebook. Muito interessante por sinal.

Mas algo além deve ser feito e deve ser feito o mais rápido possível, com urgência. 

No que se refere ao prefeito, como já dissemos aqui anteriormente, não é responsabilidade da prefeitura o combate à violência. O problema é que o atual prefeito, segundo seus próprios apoiadores, garantiu em campanha, nos comícios, que acabaria com a violência na cidade. Eu não o assisti dizendo isso, mas muitos garantem que ele fez tal promessa. Por esse motivo, muitos cidadãos estão indignados com as ações da Prefeitura e a falta de resultados que é visível.

O grave disso tudo não é o fato ocorrido no carnaval, mas a repetição, reiterada, de casos de violência e o temor que foi imposto ao povo, tanto que a igreja adiou a procissão. E mesmo que a igreja volte atrás e realize, no futuro, o evento, o simples temor já é passível de condenação. Se temem é porque existe o perigo real.

A população, representada nos conselhos municipais, nas instituições privadas, como Rotary, Loja Maçônica, Lions, associações de bairros e outros, deve se posicionar, pois da forma como está, não é possível suportar, pois acabou nossa tranquilidade. Essa é a notícia.

Fora da cidade, por onde andamos, até em outros Estados, quando informamos que somos de Miracema, logo as pessoas lembram do episódio recente que ganhou a mídia Nacional, inclusive através do blog do ex-governador Garotinho, que tem alcance em todo o país.

Se deixarmos a coisa fluir, como está, ela só tende a piorar e essa manifestação no blog é uma forma de mostrarmos que não estamos omissos, que estamos acompanhando os fatos e o seu desenrolar, com muita preocupação e tristeza, nunca naquela política mesquinha do "quanto pior, melhor". Torço para que as autoridades se unam e consigam debelar essa grave crise, com investigação e apoio do Ministério Público, da Justiça e da sociedade, principalmente.

Vamos arregaçar as mangas e agir, principalmente cobrando das autoridades uma ação eficaz e efetiva, além de rápida. Comecemos por nossos vereadores, nossos secretários e o nosso prefeito, pois eles são, pelo menos, porta-vozes de nossos medos e angústia. Do medo do filho sair de casa e não voltar porque foi baleado na rua, no meio dessa guerra insana.

PAZ MIRACEMA!!

Nenhum comentário: