terça-feira, 10 de agosto de 2010

ENTREVISTA COM A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL LUCIANA MAGALHÃES

Psicóloga concursada da Prefeitura de Miracema, Luciana Magalhães é a Secretária Municipal de Assistência Social de Miracema. Atendendo pedido do blog, ela respondeu as questões abaixo, que seguem publicadas na íntegra:

Como tem sido o trabalho da senhora à frente da Secretaria, o que mudou de janeiro de 2009 até agora?

Tem sido ao meu ver um trabalho satisfatório, onde procuramos realizar ações visando a melhoria da qualidade de vida dos nossos usuários, atendendo as solicitações, fazendo acompanhamentos das famílias, realizando trabalhos sócios Educativos, ouvindo os usuários e suas angústias, facilitando o seu acesso as Políticas Públicas e Programas disponíveis.

Procuramos dar continuidade aos Programas já existentes, novos Programas e Projetos foram implementados, para garantir que a Assistência Social seja tratada como realmente é: Um direito do Cidadão.

Qual a diferença, na visão da senhora, de assitencialismo e assistência social? Isso na prática tem alguma diferença?

Assistencialismo é uma prática, infelizmente ainda existente. Com a Constituição de 88, a assistência social é lei de seguridade social juntamente com a Previdência e a Saúde. E com a implementação do Suas, ratificou-se o conceito de que assistência social é direito e não esmola. É política social que deve atender o cidadão com dignidade, protegendo-o de toda e qualquer situação vexatória de comprovação de necessidade, visando exatamente a superação de tal necessidade. Isso se faz com investimento em políticas públicas efetivas que garantam ao cidadão apoio em ocasiões de dificuldades e independência para gerir a própria vida e de sua família. Já o assistencialismo, prática ainda arraigada em muitos lugares e que buscamos superar diariamente, não muda a situação da pessoa de forma efetiva, ao contrário, a mantém. Prioriza-se o atendimento imediato e superficial o que não permite que o cidadão supere a situação em que se encontra.

O pedido político ou a necessidade do cidadão, o que pesa mais na hora de atender alguém?

O pedido político reforça a prática assistencialista o que buscamos superar dia a dia. Quando recebemos uma solicitação de alguém, seja de um político ou de outra pessoa, nós encaminhamos para o assistente social fazer a avaliação social. Se ficar constatada a real necessidade, então tomamos as providências cabíveis.

Muitas pessoas reclamam que são feitas muitas exigências, antes de se conceder um benefício. Isso é verdade? Ou os apadrinhados políticos são atendidos primeiro?

Não temos apadrinhados políticos. Uma vez que a assistência social é lei e deve garantir àqueles que necessitam o atendimento às suas necessidades básicas. Quanto às exigências, estas se fazem necessárias considerando que a assistência social não é universal, mas seletiva. Considerando ainda a limitação dos recursos, somos obrigados a direcionar o atendimento aos que mais precisam. E o nosso Governo matém esse Olhar, voltado para as pessoas que mais necessitam, com o objetivo de minimizar a vulnerabilidade Social existente. Atendemos as pessoas que mais necessitam.

Um comentário:

Josiane Lima disse...

parabéns dra luciana, a senhora sempre atende a todos com carinho, atenção e um vontade grande de ajudar.

josi