domingo, 19 de abril de 2020

ENTREVISTA: DR. MARCELO POEYS - SECRETÁRIO DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DE UBÁ

O Secretário Municipal de Saúde de São José de Ubá, o advogado Dr. Marcelo Poeys, ex-secretário de Saúde de Itaperuna, descendente de família miracemense, nos respondeu via ligação telefônica e agora por escrito, onde pautou suas ações à frente da pasta de saúde do Município vizinho, de São José de Ubá:

Como foi o planejamento das ações em saúde de São José de Ubá para enfrentar o COVID-19?

Nós em Ubá, estamos fazendo as ações preventivas contra a COVID-19 há aproximadamente 45 dias, nos planejando para evitar um impacto maior para a população, montando suporte e estrutura compatível com a nossa necessidade. 

Primeira ação foi a instalação de uma Barreira Sanitária na entrada da Cidade onde fazemos o controle de entrada de pessoas e veículos na cidade, e leitura de temperatura corporal com termômetro digital. Fizemos desinfecção de calçadas, ruas, praças, academias populares e mais intensificada nas proximidades das unidades de saúde

E a infra-estrutura para receber e atender os pacientes?

Realizamos, via Secretaria Estadual de Saúde, e CEREST/NO - Centro de referência em Saúde do Trabalhador - Noroeste, treinamentos de profissionais no manejo e atendimento aos pacientes suspeitos e diagnosticados com COVID, bem como orientação sempre de acordo com os protocolos da Organização Mundial de Saúde OMS, do Ministério da Saúde - MS e da Secretaria Estadual de Saúde - SES.

Foram publicados DECRETOS municipais para fechamento do Comércio Local e posteriormente reabertura com restricões, sempre acompanhando as ações do Governo Estadual, OMS, MS e SES.

Estamos montando uma estrutura no estacionamento do SPAM - Serviço de Pronto atendimento Medico de São José de Ubá,, para instalação do CENTRO DE TRIAGEM PARA COVID-19 conforme Resolução 2023 e Notas Técnicas do Estado. Esse CT-COVID-19 terá uma estrutura física composta por recepção, consultório médico, 4 leitos de repouso com respiradores para pacientes que apresentarem dificuldades respiratórias e necessitarem de auxilio de oxigênio, e mais 5 leitos completos de Sala Vermelha com todos os equipamentos necessários de um CTI para abrigar os possíveis pacientes mais graves em uma necessidade de urgência/emergência até que saia vaga em hospital de referência para COVID-19.

Temos também 01 sala de estabilizacão no predio do SPAM, que também é um Leito completo de Sala Vermelha, ou seja, teremos uma estrutura de 10 leitos para atender exclusivamente a população ubaense, sendo 4 leitos de repouso com respiradores e 6 leitos de Sala Vermelha. Ou seja, a média nacional é de 1 a 4 leitos para cada 10 mil habitantes e em São José de Ubá, teremos a média de 1 leito para cada 700 habitantes.

Também será locada uma UTI móvel para transporte dos pacientes em estado grave, caso necessitem atendimento em outro hospital.

E os ubaenses, o que devem fazer?

Estamos trabalhando de forma planejada e conjunta com toda equipe, de forma preventiva para tentar minimizar os impactos no atendimento á população, sabemos que o problema é Mundial, precisamos agir, e o poder público está fazendo a sua parte em nosso município, mas precisamos muito da participação, compreensão, colaboração e conscientização da população do seu papel nessa guerra contra o CORONAVIRUS, dos comerciantes também, pois é de suma importância para o sucesso do que estamos planejando, que todos façam de forma correta o seu papel.

Sobre os casos suspeitos de COVID-19, o que o Sr. tem a falar?

Temos dois casos SUSPEITOS, ambos fizeram teste rápido em laboratório da rede particular, sendo que um deu positivo e outro deu negativo. Porém, para os órgãos públicos, SMS, SES, MS e OMS, os resultados de teste rápido são considerados apenas para um diagnóstico orientador, para que a equipe de saúde oriente e faça o acompanhamento destes pacientes, como o isolamento social em quarentena, e acompanhamento diáro da equipe médica, até que o resultado do exame OFICIAL que é o PCR SWAB chegue. O material já foi colhido de ambos pacientes, já foi encaminhado ao LACEN - Laboratório Central no RIO de JANEIRO, e estamos no aguardo do resultado. Até lá, na estatística e boletim oficial, esses pacientes são considerados 'Suspeitos" e chegando o resultado POSITIVO, passa de SUSPEITO para CONFIRMADO, e em caso de resultado NEGATIVO, passa de SUSPEITO para DESCARTADO.

Há outros casos em análise?

Até o momento não temos mais nenhum outro caso em investigação no nosso município, agora é preciso que as pessoas que estejam com algum sintoma procure a nossa unidade (SPAM) para que seja feita a investigação / rastreamento para confirmação ou descarte da suspeita de COVID-19. Vale ressaltar mais uma vez, que estamos agindo na integra conforme protocolos oficiais da OMS, do MS e da SES, e a cada alteração, somos informados e imediatamente a equipe passa a adotar em nossas ações.

E sobre a testagem rápida e a fala de cidadãos de que o primeiro caso poderia ter sido detectado a tempo de evitar amplo contágio?

Não possuímos testes rápidos na rede pública de saúde, o ESTADO irá fornecer aos municípios referidos testes, porém em quantidade insuficiente para uma testagem em massa, e juntamente com essa liberação, virá uma NOTA TÉCNICA orientando em quais casos será utilizado o teste rápido, não poderemos fazer utilização deste recurso de forma diferente ao que será orientado, e são coisas assim que a população não entende, tirando conclusões precipitadas e até mesmo inverídicas para tentar denegrir a imagem de quem está trabalhando seguindo à risca as orientações tecnicas e jamais querendo utilizar desse momento para fazer política, o que em nosso ponto de vista não é o momento pra isso.

O momento é de união de todos para salvar vidas, deixar rivalidades de lado, e todos juntos nessa guerra contra o CORONAVÍRUS.

Aproveito a oportunidade para reforçar o pedido para que fiquem em casa em isolamento social, sair de casa quando for estritamente necessário e tomando todas as medidas de prevenção, lavando sempre as mãos com água e sabão, quando não puder lavar, faça uso de álcool em gel, uso obrigatório de mascaras, manter o distanciamento de no mínimo 1.5 metros das pessoas.

E as fake news, secretário?

Reforçar também o pedido para que não publiquem e nem compartilhem as chamadas FAKE NEWS, o momento em que o mundo vive é muito sério, e qualquer informação não oficial poderá causar transtornos irreparáveis. As nossas informações sempre serão passadas nos canais oficiais e redes sociais de nossa titularidade, e estamos utilizando a rádio local também para manter a população sempre informada do que estamos fazendo e vivendo, com o compromisso de transparência sempre em tudo.

Para finalizar, gostaria de agradecer ao Prefeito Marcionilio Botelho Moreira pela confiança depositada, bem como pela postura técnica que tem tomado frente à gestão municipal, pensando sempre no bem estar da população Ubaense e no intuito de preservar vidas.

Gostaríamos de agradecer o espaço, e dizer que estaremos sempre à disposição para quaisquer esclarecimentos, deixando aqui meu numero pessoal para contatos que é o 22 999818261 e o contato oficial do centro de atendimento em uba que é o 22 3866-1102

Nenhum comentário: