A divulgação pela Prefeitura Municipal dos bairros onde residem os contaminados pelo coronavírus revelou o que já se imaginava, desde o início da pandemia, fato inclusive que foi destacado em entrevista neste blog (link aqui), os acometidos pela doença tendem a ser as pessoas que residem nos bairros mais pobres desta cidade.
Uma das preocupações é que em alguns casos, as condições para cumprir o isolamento social são piores: há mais moradores por domicílio, o acesso a produtos necessários para a higienização, às vezes não existe ou é intermitente, e a insegurança econômica estimula muitos a saírem de casa para obter renda para a própria sobrevivência. Garantir proteção social para as populações em situação de vulnerabilidade, no contexto da pandemia, é também uma forma de promover saúde e direitos.
Há municípios onde as administrações municipais, isolaram os contaminados em hospitais e/ou até mesmo em hotéis, para cumprirem o isolamento longe de seus familiares, principalmente para casos onde há pessoas idosas, com doenças crônicas na residência e que façam parte do grupo de risco. Vejas neste link, aqui. Outro caso aqui neste link.
A disseminação da doença pode gerar o colapso do Hospital de Miracema e da rede do Sistema Único de Saúde municipal, acarretando dificuldades para o controle da doença. Mais uma vez, reiteramos a importância e necessidade do isolamento social, uso de máscaras e higienização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário