terça-feira, 19 de abril de 2016

Morte do atacante Dener completa 22 anos - por Ademir Tadeu

Um acidente automobilístico no Rio de Janeiro, em 19 de abril de 1994, tirou a vida de um dos jogadores mais habilidosos da história recente do futebol brasileiro – que jogava pelo Vasco -, mas cujo passe pertencia à Portuguesa de Desportos. Nascido em 2 de abril de 1971, Dener Augusto de Souza, aos 11 anos, pisou pela primeira vez no Canindé. Quatro anos mais tarde, teve de abandonar o sonho de fazer carreira no futebol para ajudar a mãe com as despesas de casa.

A habilidade incomum era ofuscada em muitos momentos pela indisciplina nas quatro linhas e fora delas. De origem humilde, Dener se deslumbrou com a fama e com o dinheiro abundantes e se envolveu em diversos episódios de indisciplina ao longo da curta carreira. Em 1993, após uma transferência frustrada para o Corinthians, Dener foi emprestado ao Grêmio, sagrando-se campeão gaúcho.


Em 1994, teve seu passe emprestado ao Vasco e imediatamente conquistou o carinho da torcida, que passou a saudá-lo com o nada modesto grito de "Ê, cafuné, ê cafuné, o Dener é a mistura do Garrincha com o Pelé!". Na Argentina, Dener ofuscou ninguém menos do que Diego Maradona durante um amistoso do Vasco contra o Newell's Old Boys – então clube que "Dieguito" defendia. Semanas depois, conquistou a Taça Guanabara com uma goleada por 4 a 1 sobre o Fluminense. Foi o último título que comemorou. O Vasco acabou tricampeão carioca naquele ano.

Nenhum comentário: