segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

FATOS DE NOSSA HISTÓRIA - ROBERTO SILVEIRA - Ademir Tadeu

Nascido na cidade de Bom Jesus do Itabapoana, aqui na região Noroeste do estado do Rio, em 11 de junho de 1923, cursou jornalismo e até chegou a exercer a profissão. No entanto, em 1945, filiou-se ao PTB e ingressou na vida política. Já em 1954 foi eleito vice-governador do estado, na chapa de Miguel Couto Filho.
Nas eleições para o cargo de governador em outubro de 1958, foi eleito com expressiva maioria e tomou posse em 31 de janeiro de 1959. A sua ascensão meteórica o apontava como provável sucessor de João Goulart na liderança do PTB.
Quis o destino que uma fatalidade interrompesse a sua vida e o futuro político. Ao decolar de helicóptero do Palácio Rio Negro, a aeronave colidiu com uma das palmeiras que circundam os jardins do palácio. Os graves ferimentos causados pela queda do aparelho, como queimaduras e hemorragias, o levaram a óbito oito dias após o acidente, em 28 de fevereiro de 1961.
Seu filho, Jorge Roberto Silveira, que tinha oito anos quando de sua morte, também entrou na vida pública e já foi prefeito de Niterói por mais de duas vezes.

O saudoso político empresta o seu nome a diversas ruas e avenidas por todo o estado do Rio. Aqui em Miracema temos a Rua Governador Roberto Silveira. 

Nenhum comentário: