domingo, 25 de maio de 2014

HISTÓRIAS DE DOMINGO - O Velho Tibano - Betinho Cagiano

Maio de 2014, ano de Copa em nosso País haverá eleições para Presidência da República e Governo do Estado, as greves pipocando, manifestações ardentes aqui e acolá, todo mundo querendo explicações para o inexplicável, meu despertador fora do tempo, e o velho Tibano alheio a tudo isso, afinal é um vira latas e o que lhe interessa de fato consumado é defender o osso de cada dia.

A rua da gente a gente conhece e a minha é a Melchiades Picanço mais conhecida Rua Nova, localizada no Bairro do Hospital onde a história do velho Tibano começa.
 

Aos olhos das pessoas ele não passa de um vira latas, apenas mais um entre muitos que perambulam em nossa cidade ao padecimento e ao descaso de quem ganha pra cuidar. Assim, entregues à sorte, a vida de alguns desses nossos amiguinhos se deve aos caridosos e sensíveis que ajudam como podem com uma comidinha aqui, uma água ali e a vida segue - que não me deixe mentir o meu amigo Tadeu Beloti - um dos defensores conscientes da classe canina.
 

Tibano toma conta da minha rua, assim de pelagem malhada, um pouco magro, com seu latido forte e ininterrupto à primeira vista ele causa medo a quem não o conhece, e assim como não quer nada ele lança um olhar desafiador e logo, logo se entende a razão para tanto barulho – inexplicavelmente ele faz uma seleção e vai à frente fazendo uma proteção àquela pessoa - somos velhos conhecidos e o engraçado é que ele nunca me fez essa “tal proteção”, sabia?
 

O que admiro no velho Tibano é o seu espírito guerreiro, um recente corte no pescoço e mancando de uma das patas, ele carrega as cicatrizes de um gladiador, afinal, à vida é assim “vencedores têm cicatrizes, perdedores têm funerais” e enfrentar inimigos à noite, ter que saciar a fome, a sede e se abrigar do implacável frio não são tarefas para qualquer um não é mesmo? Cá pra nós, Tibano é um herói da resistência.

(o autor é compositor, escritor e músico, tendo ocupado o cargo de Assessor de Imprensa da Prefeitura de Miracema)

2 comentários:

Anônimo disse...

voto nele pra deputado

Anônimo disse...

adote-o