terça-feira, 6 de agosto de 2013

JORGE BABO É O NOVO PREFEITO DE BARRA DO PIRAÍ

Com 29 mil votos, o candidato da coligação "Governando Junto Com Você" (PPS/PTdoB/PSDB), Jorge Babo, tornou-se o novo prefeito de Barra do Piraí, na eleição suplementar realizada neste domingo, dia 4. Cleber Paiva Guimarães é o vice-prefeito eleito. O comparecimento registrado às urnas foi de 55.491 eleitores. A abstenção somou 14.517 eleitores, 20,74% do total de 70.008 eleitores aptos a votar. Houve 1.396 votos em branco e 2.709 nulos. O TRE-RJ agora tem até o dia 22 para julgar as contas de campanha dos candidatos eleitos. Uma vez aprovadas as contas, os eleitos vão ser diplomados, o que deve ocorrer até o dia 30 de agosto. Só então, Jorge Babo e Cleber Guimarães tomarão posse nos cargos.

Uma medida tomada pela presidente do TRE-RJ, desembargadora Letícia Sardas, foi decisiva para acelerar a contagem dos votos. Um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) auxiliou no transporte das mídias com os resultados das urnas eletrônicas instaladas nos locais de votação dos bairros mais distantes até o cartório da 93ª Zona Eleitoral, onde os votos foram apurados. "Foi uma eleição limpa, de Primeiro Mundo", disse a presidente, que fez um balanço positivo do pleito.
A desembargadora Letícia Sardas destacou o clima de tranquilidade e o fato de ter havido um único registro do crime de boca de urna. A presidente do TRE-RJ atribuiu o pequeno número de incidentes na eleição ao trabalho da Comissão Permanente de Fiscalização da Propaganda Eleitoral e da Assessoria de Relações Institucionais. "O TRE-RJ teve uma atuação preventiva, mostrou que estava presente e que agiria com rigor", disse.

Durante a manhã, houve quatro pessoas detidas em carros adesivados, para averiguação. Elas foram liberadas em seguida porque não havia propagandas armazenadas nos carros. À tarde, um eleitor foi detido por tentar votar duas vezes e uma pessoa foi presa, depois de ser flagrada fazendo boca de urna. Apenas cinco urnas eletrônicas apresentaram problemas e tiveram que ser substituídas. Em nenhum dos casos houve necessidade de adotar a votação manual.

Para reforçar a estrutura de segurança e fiscalização, foram mobilizados 482 policiais, 90 viaturas, 12 reboques, uma ambulância, 11 pessoas para atendimento de casos de emergência médica, dois ônibus, cinco motocicletas, além do helicóptero da PRF e seis atendentes que trabalharam na central de atendimento do Disque-Denúncia. Durante o dia, a presidente do TRE-RJ, desembargadora Letícia Sardas, esteve ainda em locais de votação de toda a cidade, inclusive no bairro Califórnia, considerado a área de maior violência da cidade. Nesses locais, a presidente cumprimentou mesários e eleitores, além de conversar com agentes de segurança.

Nenhum comentário: