quarta-feira, 24 de abril de 2013

CÂMARA DE VEREADORES DE TRES RIOS REJEITA ADESIVAÇÃO DE VEÍCULOS OFICIAIS: PORQUE TODAS AS CÂMARAS NÃO ADESIVAM SEUS VEÍCULOS?

A Câmara de Vereadores de Três Rios rejeitou na sessão de quinta-feira (18) o projeto de autoria do vereador Nilcélio Sá (PP), que visava a colocação de adesivos para identificação nos veículos da Casa e transparência com relação aos gastos com utilização dos mesmos. O texto proposto dizia que “fica obrigatória a aplicação de identificação por meio de adesivos nos veículos pertencentes ou locados à Câmara Municipal de Três Rios. A identificação deverá conter o brasão oficial do município seguido do dizer ‘Poder Legislativo - Câmara Municipal de Três Rios - Uso exclusivo em serviço’, a ser aplicado nas laterais esquerda e direita dos veículos, mais precisamente nas portas dianteiras. A dimensão dos adesivos em sua totalidade será de no mínimo 30cm de altura por 50cm de comprimento”.

O autor do projeto explicou que não acredita que os veículos sejam utilizados de forma errada, mas esta proposta seguia uma tendência nacional, inclusive com recomendação do Ministério Público. “O objetivo é que a população nos ajude na fiscalização. É necessário que o povo participe desta fiscalização”, disse.

O vereador Pratinha (PDT) usou o microfone para explicar os motivos pelos quais votaria contra. “Tenho consciência do que faço no carro e tenho medo de estar no Rio de Janeiro com um carro todo adesivado. Por ter medo, votarei contra”, disse. Nilcélio entendeu a preocupação, mas explicou que “hoje, um carro com chapa branca e sem adesivo é alvo, esse sim passa a ser alvo. Acredito que ninguém queira alvejar um veículo escrito ‘Câmara de vereadores’. Mas respeito a opinião e entendo”.

O presidente da Casa, Joa (PSD), afirmou que com relação à parte do projeto sobre transparência, esta já existe, e que a grande questão da proposta seria a adesivação. “Há algum tempo, um vereador propôs que os táxis da cidade fossem identificados por cor, por adesivos. Mas um grupo de taxistas veio à Câmara e pediram que votássemos contra, porque entendiam que seria pior desta forma, podiam correr riscos à noite, principalmente. Eu concordo com o Pratinha. Nós já temos a placa preta, que ajuda a identificar o veículo. Não vejo necessidade da aprovação do projeto, uma vez que todo o contexto já é feito pela casa, a não ser a adesivação”.

O presidente iniciou a votação com as palavras “Os vereadores que são contrários ao projeto permaneçam como se encontram”, alterando a ordem utilizada normalmente nas sessões. Nilcélio Sá solicitou que fosse feita como de costume e o pedido foi atendido. Apenas os vereadores Clecinho (PTB) e Nilcélio Sá votaram a favor. Os vereadores Dr. Hedílio (PMDB), Rafael Brasiel (PR) e Diógenes Borsato (PDT) não participaram da sessão. Por oito votos a dois, o projeto foi vetado.(REVISTA ON)

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa a proposta, o problema é que nem adesivado os carros oficiais são usados como deveriam.