sexta-feira, 26 de outubro de 2012

MIRACEMA PODE TER 9 VEREADORES EM 2013

O Procurador Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro propôs ação direta de inconstitucionalidade contra a resolução da Câmara Municipal de Miracema que fixou em 11 o número de vereadores para o próximo mandato.

A ação tem fundamento no que dispõe a Lei Orgânica Municipal sobre a fixação, pelos vereadores, do número de vagas na casa legislativa. O relator do processo de inconstitucionalidade é o desembargador NAGIB SLAIBI, um dos mais experientes do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Não há previsão de data para julgamento, mas pode ser concedida uma liminar para suspender a diplomação dos eleitos. Se deferida a liminar, toda a contagem dos vereadores eleitos será modificada, uma vez que a legenda será modificada, com a recontagem dos novos eleitos.

O desembargador relator determinou que o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Miracema se manifeste sobre a situação que envolve o próximo mandato. A ação foi protocolada na Justiça, no dia 28 de setembro de 2012.

8 comentários:

Anônimo disse...

é verdade que cai o armandinho e o genezi?

Anônimo disse...

Esses com certeza!!!

Samuel

Anônimo disse...

Sou Arilio Filho,
Acho que todas as vagas estão em discussão!

kvari disse...

O que muda:

O quociente eleitoral passa de 1.525 para 1.864 votos:

As vagas são decididas dividindo o número de votos do partido/coligação pelo coeficiente eleitoral, desprezando os decimais e não arredondando.

PDT/PHS 967 votos 0 vereador
PP/PMDB 4.482 votos 2 vereadores
PR/DEM 2.789 votos 1 vereador
PSDC/PRTB/PSDB 948 votos 0 vereador
PT/PSB/PV 2.613 votos 1 vereador
PTB/PPS/PMN/PCdoB 1.643 votos 0 vereador
PTN/PSC/PRP 3.331 votos 1 vereador

Ocupam-se 5 cadeiras.

As 4 vagas restantes seriam divididas novamente mas pelo quociente partidário:

Divide-se o número de votos do partido/coligação pelo número de vagas obtidas acima + 1.
Após esse cálculo o partido com maior resultado assume a uma vaga.
Se ainda restarem vaga(s), refaz-se o cálculo (agora o partido/coligação que ganhou a vaga anterior soma ela + as vagas obtidas anteriormente + 1)e novamente o partido com maior resultado fica com a vaga.
E assim se faz até acabarem as vagas.

No caso de Miracema que daria:
PDT/PHS 0 vereador
PP/PMDB 3 vereadores
PR/DEM 2 vereadores
PSDC/PRTB/PSDB 0 vereador
PT/PSB/PV 1 vereador
PTB/PPS/PMN/PCdoB 1 vereador
PTN/PSC/PRP 2 vereadores

Segundo meus cálculos, sairiam:

Armandinho e Gutemberg.

Anônimo disse...

e se tirar os votos do gutemberg?

Anônimo disse...

Ainda é muito, Miracema deveria ter apenas no maximo 7 vereadores. Afinal ser vereador aqui até hoje, e ganhar sem trabalhar.

Anônimo disse...

Anônimo disse...

Ainda é muito, Miracema deveria ter apenas no maximo 7 vereadores. Afinal ser vereador aqui até hoje, e ganhar sem trabalhar. amigo então pq vc não se candidata a uma dessas vagas falar e facil quero ver fazer alguma coisa se vc acha q ser vereador aqui e ganhar sem trabalhar vai morar no rio lá eles trabalham ne??

Anônimo disse...

Tirando o Armandinho, como ficaram em relação a saúde? Ele até hj é o vereador q mais fez pelas pessoas de Miracema! Será uma pena perder quem realmente faz alguma coisa.