quarta-feira, 5 de setembro de 2012

COMO ESTE BLOG ADIANTOU....

RIO - Policiais da Delegacia Fazendária (DelFaz) apreenderam, na manhã desta terça-feira, na Casa de Saúde Imaculada Conceição, em Italva, documentos que reforçam as investigações sobre o desvio de verbas dos SUS e incriminam o diretor de Serviços de Saúde, o médico Ronald Faria Crespo, candidato do DEM a prefeito de Itaperuna. Segundo a delegada assistente da DelFaz, Izabela Santoni, foram encontrados boletins para emissão de autorizações de internação com o diagnóstico da doença e o tipo de operação, assinados por Ronald e outros médicos, mas sem o nome dos pacientes.
— Os documentos reforçam o desvio de dinheiro público. A investigação da Delegacia Fazendária e a auditoria da secretaria de Saúde do estado já apontavam indícios de fraudes no SUS. Essa apreensão é muito importante, pois o fato de haver documento assinados sem o nome do paciente, caracteriza crimes como peculato, falsidade ideológica e formação de quadrilha —explicou a delegada, que vai ouvir os depoimentos de funcionários e do candidato a prefeito de Itaperuna.
Segundo a delegada, há dezenas desses boletins, a maioria para emissão de autorizações de internação com o objetivo de fazer cesarianas. Também foram encontrados pedidos para histerectomia abdominal, ou seja, a retirada do útero para evitar a gestação (esterilidade). Ela disse também que o médico pode responder por crimes relacionados à Saúde Pública, uma vez que na casa de Saúde não havia gerador no centro cirúrgico. A unidade já funciona há 43 anos em Italva e recebe pacientes de muncípios vizinhos.
A juíza da Vara Criminal de Italva, Samara Freitas Cesário, expediu mandados de busca e apreensão na unidade e na Central Reguladora de Internações do noroeste fluminense. Durante a operação da DelFaz, batizada de “Protocolo Fantasma”, os investigadores também encontraram na casa de Saúde, Autorizações de Internação Hospitalar (AIHs) de 2008 até os dias de hoje, quando há suspeitas de que a fraude ocorreu. Já na Central Reguladora, responsável pela autorização da internações, foram emitidas as listagens de todos os procedimentos realizados nos últimos cinco anos. Não foi necessário apreender os computadores, uma vez que isso poderia prejudicar a vida dos pacientes que buscam por internação na área.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/policia-apreende-documentos-que-reforcam-suspeitas-contra-candidato-por-fraudes-no-sus-5990017#ixzz25blSupfQ
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário: