domingo, 1 de janeiro de 2012

NO INÍCIO DE DEZEMBRO DE 2011 O JORNAL ENTRE-RIOS DENUNCIOU PRESENÇA DE LIXO NAS RUAS DA CIDADE


Leia abaixo, matéria publicada no jornal de Três Rios, "Entre-Rios Jornal", no dia 7 de dezembro de 2011, onde a reportagem notou a presença de grande quantidade de lixo nas ruas da cidade, deixada por moradores e comerciantes, numa clara demonstração de que, o Poder Público não pode, sozinho, responsabilizar-se por tudo.

"O Entre-Rios Jornal publicou recentemente duas reportagens sobre as ações dos vereadores Marcinho, de Paraíba do Sul, e Hedilio, de Três Rios, de criar projetos de lei que dispõem sobre a coleta seletiva nos órgãos públicos e sobre a instalação de lixeiras com cor indicativa em escolas municipais, estaduais, particulares, repartições públicas, igrejas, ruas e avenidas de grande circulação.


Esta semana, nossa equipe de reportagem resolveu percorrer as ruas do centro de Três Rios para saber como se encontra a situação do lixo produzido pelo trirriense nessa parte da cidade. O resultado não foi nada agradável. Vimos que montanhas de sacolas de lixo são abandonadas nas calçadas das principais áreas de comércio, atrapalhando o passeio público.


De acordo com o vereador Hedilio, “a reciclagem tornou-se uma ação importante na vida moderna, pois houve um aumento do consumismo e uma diminuição do tempo médio de vida da maior parte dos acessórios que se tornaram indispensáveis no dia a dia e trouxeram um grave problema: qual o destino a dar quando perdem utilidade?”


Já o vereador Marcinho pensa que, além das vantagens ambientais, o projeto permitirá o fortalecimento da educação ambiental tanto para as crianças como para aqueles que frequentam e trabalham em prédios públicos. O projeto autoriza ainda que os materiais recolhidos possam ser vendidos e suas arrecadações financiem outros projetos ambientais.


Não há duvidas de que Três Rios vem passando por um período crescente da sua economia, e que o consumismo tende a trazer para a cidade alguns incômodos, principalmente com o lixo. Esse é um processo que decorre inclusive de uma acumulação de dejetos, que nem sempre possuem um lugar e um tratamento adequado. Isso eleva o aumento desses dejetos, uma vez que a população aumenta, e gera elevação no consumo. E consumo significa lixo.


O fato de jogar lixo nas calçadas e ruas não traz uma boa impressão, pelo contrario, a irresponsabilidade nesses casos pode levar a uma cultura imprópria, praticada nos grandes centros urbanos do País. A responsabilidade de quem produz esse lixo deve ser acompanhada pelas autoridades, para que não haja um abuso no despejo desse material. Afinal, de quem é o lixo jogado nas calçadas?


Cidades como Rio de janeiro e São Paulo pagam um preço alto nos períodos de chuvas, em decorrência de lixo urbano acumulado nas ruas, que entopem os bueiros e córregos, deixando um triste efeito de inundação.


Até a metade do século 20 o lixo não significava um problema. A maior parte dele era formada por materiais orgânicos, como restos de frutas e verduras, assim como de animais, e tudo isso é degradável pela ação da natureza. O lixo era menor e facilmente transformado pelo próprio Meio Ambiente em nutrientes para o solo.


Muitas pessoas tinham o hábito de ter em suas casas uma horta ou uma criação de galinhas e outros animais domésticos, a quem elas davam seus restos de comida. Com o passar dos anos, o modo de vida dos habitantes do planeta foi mudando. As cidades foram crescendo, reduzindo o espaço de moradia e o tempo disponível dos cidadãos. Com isso um ou outro ritmo de consumo passou a fazer parte da vida das pessoas: a compra de alimentos e outros produtos embalados, prontos para o consumo. Com a chegada dos supermercados, vieram as comidas prontas, o leite longa vida, os vegetais já lavados.


Mas tudo isso passou a significar um problema. Com o passar do tempo, o acúmulo de materiais das embalagens passou a ser uma preocupação. Os sacos plásticos, caixas, isopor, sacolas, sacolinhas, latas... Todos da era moderna do lixo. E o que é pior: são materiais de difícil degradação e incorporação ao meio ambiente.


Felizmente, grande parte desses materiais pode ser reaproveitada ou reciclada, evitando o acúmulo de lixo no solo de nossas cidades e reduzindo o desperdício de recursos naturais. Mas esse movimento está apenas começando. É necessária a colaboração de todos para que esse problema seja amenizado.

Denúncia
Na próxima edição do Entre-Rios Jornal, iremos falar sobre uma denúncia dos moradores do bairro Triângulo. Eles reclamam que uma rua próxima à empresa Ferreira Internacional estaria se transformando em um verdadeiro lixão"

Nenhum comentário: