O rio Pomba está 4,75 metros acima do nível, segundo informou o Coordenador da Defesa Civil, Carlos Henriques Pires, por telefone, ao Site do Marcelo Lopes às 12 horas e 20 minutos. Esta marca também foi registrada às 11 horas da manhã, indicando, segundo ele, estabilização e “confirmando a tendência de diminuição do volume d’água até o final do dia”, explicou. Ainda não há casas alagadas e a Defesa Civil não trabalha com esta possibilidade, neste momento, ainda conforme Carlos Pires.

Segundo comunicado oficial da Prefeitura de Cataguases, “as barragens geradoras de energia trabalham com uma vazão igual a 258m³/s. Segundo informações repassadas pela Assessoria da Brookfield, empresa responsável pela operação das barragens, o nível da água no rio Novo se mostra estável, permitindo que nas próximas horas o nível de vazão seja reduzido sistematicamente. Na barragem Paraíso, em Astolfo Dutra, a situação se encontra de maneira controlada”. O Site do Marcelo Lopes apurou que no domingo, 8, esta vazão era de 180m³ por segundo.

O problema maior, no entanto, é com relação à Rodovia Ângelo Rocha, na saída de Cataguases para Leopoldina, onde o declive existente na pista há anos, está se aprofundando rapidamente desde as primeiras horas da última segunda-feira, 9 e precisa de um reparo emergencial. A Assessoria de Comunicação da Prefeitura informa através do Comunicado 014/2012 que a via é de responsabilidade do Departamento de Estradas e Rodagem de Minas Gerais – DER-MG -, e que o prefeito Willian Lobo de Almeida recebeu no final desta manhã a confirmação do Coordenador Regional do DER-MG de Ubá, Paulo Sérgio Resende do Carmo, que “10 caminhões de asfalto estão sendo enviados para recompor a pista de maneira paliativa e, assim, normalizar o trânsito no local”. A Nota, porém, não informa a data que o serviço emergencial será feito. (COPIADO DO SITE MARCELO LOPES)