segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A QUESTÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA


Vários crimes vêm ocorrendo em Miracema, pequenos delitos de furto em residência principalmente e em alguns estabelecimentos comerciais. Estes crimes são debelados com o fortalecimento da segurança dos imóveis ou com policiament intenso. A polícia atribui os crimes a usuários de drogas, que furtam para sustentar o vício. O mais interessante é que pessoas esclarecidas, que conhecem a lei e as normas, atribuem tal responsabilidade à Prefeitura Municipal, como se o prefeito e a administração fosse responsável pelo policiamento nas ruas.

Ao contrário, tal responsabilidade é do Estado. No caso de Miracema, especificamente, o Estado não tem sido omisso, temos um bom efetivo policial, temos boas viaturas e policiais comprometidos com a manutenção da segurança. De modo que vários fatores contribuem exatamente para que tais delitos não ocorram.

Prova disso é que a grande maioria dos casos, têm redundado na prisão dos acusados, dos envolvidos. Lembram daquele furto ocorrido no Vale do Cedro? Os envolvidos foram presos em flagrante, quando ainda estavam no local. A Polícia Militar agiu rápido e com eficiência. E o combate ao uso e comercialização de drogas? Este também tem sido intenso em Miracema. Prova disso são as repetidas prisões ocorrida na cidade e em toda a região.

Então quem é o culpado? Creio que vários fatores colaboram para tal. Mas o principal é a legislação, ainda frágil em relação a bandidos menores de idade e considerados primários. Um Judiciário mais rigoroso também pode colaborar para a diminuição desses chamados pequenos delitos.

Agora, culpar o prefeito ou os administradores municipais é, no mínimo, falta de inteligência ou vontade de criar fatos políticos...

Um comentário:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Caro José

Nesta pulverização da segurança pública, ao nosso ver, está uma das maiores causas do crescimento da crimilalidade, principalemente em municípios como Miracema.

Entendemos que o políciamento ordinário do dia-a-dia deva ser municipal, portanto, da responsabilidade da Prefeitura.

Como se vê em outras partes do mundo, inclusive em USA esta solução é muito mais eficaz e menos dispendiosa do que a nossa com as polícisas civis e milatres, por melhor que estejam dotadas, complementada pela federal.

Obviamente o município terá que ter uma maior paricipação no bolo dos impostos, o que é indispesável não só por isto.

Abraços, saúde e Paz de Cristo,
Luiz Carlos/MPmemória.