segunda-feira, 8 de agosto de 2011

QUE PAÍS É ESTE? AMPLA VEM ME VISITAR PARA SABER DE RECLAMAÇÕES QUE JÁ FIZ


Foi até muito engraçada a visita que acabei de receber de um funcionário da AMPLA, se alguém contasse eu certamente não acreditaria, mas aconteceu exatamente o que eu vou contar aqui. O sujeito, com o nome J. da P. apresentou-se como sendo da AMPLA, devidamente uniformizado e portando alguns papéis nas mãos, pareciam formulários onde constavam, provavelmente a minha reclamação. Ao abrir a porta perguntei o motivo da visita e ele falou: "Você fez uma reclamação de problema com energia?" Eu imediatamente disse que sim e expliquei que a energia varia muito, oscila e cai várias vezes. Ele afirmou, muito tímido, até com certo receio: "Isso é problema na subestação, tem que fazer uma obra grande lá".

Aí eu perguntei: "E o que eu tenho com isso?". Ou será que a AMPLA queria minha colaboração financeira para patrocinar a obra? Ele respondeu: "Nada, você não tem nada com isso."

Aí ele falou: "Enquanto esse pessoal tiver lá no Rio, sem saber dos problemas daqui, vai continuar tudo assim, não vão investir em obra nenhuma...".

Fiquei esperando que ele fosse pedir que assinasse algum documento, mas não pediu. Estava muito sem graça, pois ele sabe que a AMPLA não está nem aí para seus consumidores. Veio aqui, com certeza, para cumprir algum protocolo da AMPLA, para dizer que veio. Uma vergonha morar num país onde se sabe que a esperteza reina. Dá vergonha de ser honesto, como dizia Rui Barbosa em sua poesia mais famosa.

Um país do faz de conta. Porque a AMPLA fez de conta que atendeu o consumidor, vai enviar esse relatório de visita para a ANEEL e tudo vai ficar como está. Eles se valem das mazelas da lei para se dar bem. Ou é concebível que alguém fique sem televisão por 10 dias só para esperar a visita do técnico da AMPLA para saber se a televisão queimou por problema dela?

Dá vergonha e é aquela mesma máxima, já repetida aqui no blog: "A AMPLA faz o que quer com seus consumidores...." E vida que segue...

Um comentário:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Caro José

Certamente gozação tem hora.

Tem toda razão vivemos no faz de conta. Eles fazem de conta que se importam conosco e nós de que somos importantes.

Ao tempo da CERJ a coisa era ainda muito pior, pois não tinhamos nem a quem nos queixar. Hoje temos a ANEEL, a maior responsável por tudo isto, embora acabe dando na mesma.

Temos que malhar a AMPLA, mas muito mais a ANELL, pois se ela faz isto conosco é porque a ANELL permite. Certamente que tem instrumentos legais mais que suficientes para exigir da AMPLA um melfor serviço e até para lhe tomar a concessão.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.