quarta-feira, 10 de agosto de 2011

EXCLUSIVO PARA O BLOG: ADILSON DUTRA FALA DAS PENEIRAS NO NOROESTE


Ontem, logo após o encerramento da Expo Soccer, no Boulevard Shopping, em Campos, lembrei de uma passagem interessante, ocorrida quando chegávamos a Lisboa, em 2008, ainda no Aeroporto da Portela. Ao lado de Marina e companheiros de viagem, fiz um comentário de que Luizão, zagueiro da seleção brasileira, descia no mesmo vôo nosso e passara direto pela imigração por ter residência fixa em Portugal.

Roberto, que também é Portela e gaúcho de Passo Fundo, vislumbrou um político de seu estado, me perdoe por não se lembrar do nome do cidadão, e foi até lá trocar um dedo de prosa. Quando chegamos ao hotel, após breve passagem pela imigração, o moço pega o celular e faz duas ou três ligações para seu pessoal, lá no Rio Grande do Sul, e diz que conversou longamente com seu amigo deputado e que conseguiu várias melhorias para seu bairro e sua cidade.



Já vi destes filmes várias vezes. Pessoas, que se dizem influentes ou querem fazer presença em conversa de botequim ou clube, dizem conhecer o fulano e mostram uma foto, com a personalidade citada, comentando a sua intimidade com o dito cujo. Quem de nós ainda não ouviu uma historinha de uma foto, principalmente após a chegada da “febre” de celulares completos e máquinas fotográficas digitais?

Sabe por que me lembrei deste detalhe? Por que fui mediador de uma mesa redonda, aqui na Expo Soccer, com a presença dos presidentes de Flamengo, Patrícia Amorim, na segunda-feira, e Maurício Assunção, na terça-feira, além de um debate interessante com os diretores executivos das divisões de base de Vasco, Flamengo, Botafogo e Fluminense.

Fiquei impressionado com o profissionalismo existente no futebol do Rio, segundo Célio Silva já se aproxima, e muito, com o executado em São Paulo, e pude trocar ideias sobre a interiorização das “peneiras”. Imediatamente pensei em levar para Miracema os observadores dos quatro grandes para colher alguns frutos na região noroeste do estado.

Naquele papo de bola, após a mesa redonda, o dirigente do Fluminense, Fernando Simoni, me presenteou com uma camisa grená, modelo lançado no jogo contra o Internacional, na semana passada, e me chamou de amigo, como se duas horas de papo fosse suficiente para criarmos um laço de amizade. Porém, tem sempre um, porém, alguém ouve e acredita e faz pedidos esdrúxulos, tipo: “Pede a ele para levar meu sobrinho, ele joga um bolão”. Tem sempre alguém que joga um bolão na família.

E sabe o que Simoni queria comigo? Conversar com o Célio Silva e convencê-lo levar para Miracema uma “peneira” do Fluminense FC, o que realmente era nosso interesse desde que a conversa começou.A surpresa maior, no momento da despedida, é que os quatro dirigentes se interessaram pela ideia e abriram espaços para que Flamengo, Vasco e Botafogo também possam fazer observações aí por nossa região.

Mas você, leitor, principalmente a turma de Miracema, pensa que só por isto eu vou dizer que em breve teremos uma “peneira” por aí? Enganou-se redondamente. Não posso prometer algo assim e sei que vai depender de muita conversa, muitos ajustes e de algum tempo para pensar no assunto. Não vou repetir o Roberto Portela, que com apenas dois minutos de prosa “recebeu” confirmações de obras irrealizáveis do político gaúcho.

Prometo que não vou dizer que os caras são meus amigos, não tenho nem foto para provar que conversamos, pelo menos não chegaram em minhas mãos ou em meus e-mails, e, sendo assim, não sei quando poderemos ter a realização das tais “peneiras”.

Fiquem certo, vocês aí da terrinha, o Célio Silva está animado e vai continuar fazendo força para disto uma realidade e não apenas um sonho de alguém que sempre pensou no futuro dos garotos de sua terra.

2 comentários:

Anônimo disse...

EM MIRACEMA ACONTECEU UM EPISÓDIO PARECIDO RECENTEMENTE...HEHEHEHE

FOTÓGRAFO DE CELEBRIDADES disse...

pior é que o que aconteceu em miracema também envolve gente do futebol...tem gente que não tem simancol..informo que existe em gotas e supositório.