domingo, 7 de agosto de 2011

ECONOMIZANDO ENERGIA ELÉTRICA VIII

Quando chamar o elevador, faz diferença chamar apenas um deles ou quantos tiver no andar? Elevadores, afinal, gastam muita energia?

Os especialistas garantem que faz diferença no consumo de energia chamar mais de um elevador ao mesmo tempo, e que esse gasto, por estar diluído nas contas de condomínio, passa despercebido.

Uma boa prática é deixar só um elevador ligado durante a noite ou ter equipamentos que fazem com que só um elevador se desloque a cada chamada. Por seu lado, o usuário deve sempre evitar chamar vários elevadores ao mesmo tempo. Outra boa alternativa é usar as escadas sempre que possível, pois além de poupar energia elétrica, diminui-se o sedentarismo.

Um comentário:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Caro José

Tal prátca em muitos edifícios é inviável.

Ao contrário dos elevadores antigos os novos não mostram mais em que piso se encotram, para se escolher qual chamar. No melhor das hipóses mostram se estão subindo ou descendo, o que, na prática ajuda muito pouco.

O certo nos parece é que com moderna tecnologia o sistema escolha que elevador deva atender a chama. Isto já existe no Rio-Sul, por exemplo. Faz-se uma única chama e o sistema nos mostra qual elevador devemos aguardar. Se tomarmos outro não desceremos no andar desejado, pois, isto já está decidido no momento da chamada.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Lui Carlos/MPmemória.