sexta-feira, 8 de julho de 2011

MULHERES DOMINAM ATÉ NO FUTEBOL


Certamente que os brasileiros ainda estão se acostumando ao poderio das mulheres em todas as áreas. Mas nunca imaginariam que, em plena Copa América, a manchete de um dos maiores jornais do país, "O Globo" traria notícias sobre uma vitória da seleção brasileira feminina. Mas foi exatamente o que aconteceu ontem. Tiraram, efetivamente, o foco da seleção masculina, que não vai tão bem quanto queríamos e os holofotes estão sob a seleção feminina. E não é porque a seleção masculina não jogou. Pois no dia seguinte ao empate dos homens, o foco também era na seleção feminina.

E vejamos mais. O país tem sua primeira presidenta. As administrações estão sendo dominadas por elas. O Judiciário, o Legislativo e os cargos de primeiro, segundo e terceiro escalão. O site Contas Abertas apresenta uma interessantíssima reportagem informando os números em relação à ocupação feminina na administração pública brasileira.

Segundo o Boletim Estatístico de Pessoal, produzido pelo Ministério do Planejamento (MP), em março de 2011, havia 234,6 mil servidoras públicas nos órgãos executivos da União. É a maior força de trabalho feminina dos últimos nove anos. Em março do ano passado, o número de funcionárias públicas era 228,9 mil. O crescimento exato em um ano foi de 5.696 mulheres. Nos três primeiros meses do governo Dilma, houve aumento de 0,5% nos cargos executivos ocupados por mulheres. Se o crescimento se mantiver, no acumulado do ano, o aumento no Poder Executivo pode chegar a 2%. A média anual seria maior do que os oito anos do governo Lula, quando os índices não ultrapassaram 1,4%.(Contas Aberta)

sileira Vejamos o caso de Miracema. A cidade tem como titulares da Justiça, duas mulheres, uma afastada, Renata Palheiro e outra ocupando a 1º Vara e respondendo pela 2º Vara, Simone Dalila. No Ministério Público, a mesma coisa, em Miracema, respondendo pelo órgão e no Ministério Público de Direitos Difusos, em Pádua.

Miracema, por exemplo, que já contou com vários desembargadores e juízes nascidos aqui, agora conta com duas Juízas, Helena Elias Pinto (Juíza Federal) e Carla Silva Corrêa (Juíza Estadual).

Na Delegacia de Polícia de Miracema, ainda não temos uma delegada, mas temos várias policiais.

No Legislativo temos uma professora, Nedi Damasceno, já tivemos, recentemente, outra professora, Regina Titoneli. No Executivo Municipal são três titulares de secretarias, Luciana Moura (Educação), Luciana Magalhães (Assistência Social) e Arilene Tostes (Fazenda).

Mesmo fora do Dia Internacional das Mulheres, fica aqui nossa homenagem a elas. Com certeza elas farão um país muito melhor para todos vivermos em harmonia.

Nenhum comentário: