quinta-feira, 28 de julho de 2011

EM NITERÓI, PRÉDIOS NOVOS TERÃO QUE RECICLAR ÁGUA

Responsáveis pela construção de novas edificações públicas e privadas em Niterói, com mais de 500 metros quadrados, terão que incentivar a partir de agora o reúso da água. Os prédios deverão implantar sistemas para a reciclagem das “águas cinzas” – utilizadas nos chuveiros, banheiras, lavatórios de banheiros, tanques e máquinas de lavar. A determinação consta na lei nº 2856, sancionada ontem pelo prefeito Jorge Roberto Silveira. O objetivo da proposta é induzir o uso racional da água, mas os condomínios também saem ganhando, pois a medida vai diminuir consideravelmente a conta d’água.

A nova norma, de autoria do vereador Paulo Bagueira, presidente da Câmara, estende obrigações da lei municipal 2630, de 7 de janeiro de 2009, que trata do reaproveitamento da água das chuvas. Para o prefeito Jorge Roberto Silveira, com a implantação de novos sistemas de reciclagem de água, Niterói está cada vez mais no rumo da sustentabilidade.

“Tenho o maior empenho em avançar nas questões ambientais, sobretudo nas que sejam inovadoras como esta”, declarou Jorge Roberto.

A Prefeitura explica que a lei só trata de novas edificações porque obras de adaptação para este tipo de sistema são caras e muito complicadas. E, segundo o Executivo, a diminuição na conta d’água em locais que contam com o método chega a 60%.

De acordo com a norma, novas obras que tenham volume potencial de consumo igual ou superior a 20 metros cúbicos de água por dia devem possuir sistema de coleta e tratamento das águas cinzas.(Jornal O Fluminense)

Um comentário:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Caro José

Muito boa iniciativa.

Quando da construção de nossa toca em Itaipú, com nossa experiência de féreias na praia e a tradicional falta d´água, fizemos um sistema da captação de águas de chuvas, mas que acabamos abandonanando, pela abundância d´água do lençol freático.

Foi feita um uma sisterna à captação, bomba à elevação e um reselvatório superior abastecemendo a descarga ao sanitário, torneiras à limpeza e à irrigação.

Será ótimo também se obrigar a obras que aproveitem melhor a iluminação e ventilação natural, bem como, a geração de energia solar e/ou eólica.

Note-se que reduzindo o gasto com o consumo de água encanada, reduz-se também o gasto com esgoto.

Boas sugestões a Miracema.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.