sábado, 30 de julho de 2011

AMPLA FAZ O QUE QUER COM CONSUMIDORES II


Já abordamos sobre os direitos dos consumidores de energia elétrica, o direito de reclamar e receber compensação financeira por possíveis prejuízos. Se a energia caiu em sua casa, por um minuto que seja, sem nenhuma explicação, solicite o ressarcimento do valor. Entre no site a AMPLA, faça a reclamação. Provavelmente eles não vão fazer nada. Aí você entra no site da ANEEL. Lá você terá que informar o protocolo da reclamação que você diretamente à AMPLA. Dê seus dados, informe o ocorrido, que uma providência será tomada.

Caso nada aconteça, entre na Justiça, através da Defensoria Pública ou do Juizado Especial Cível. O que você não pode fazer é ficar quieto.

Veja a resposta para algumas perguntas que sempre são feitas, elas foram retiradas do site da ANEEL:

O prazo para registrar seu pedido na empresa é de 90 (noventa) dias corridos a contar do dia da ocorrência do dano elétrico no equipamento.
A distribuidora analisará o pedido tecnicamente, posicionando-se quanto ao pleito no prazo máximo de 15 (quinze) dias corridos, contados a partir da data da vistoria ou, na falta desta, a partir da data do pedido de ressarcimento, devendo informar ao consumidor, por escrito, sobre o deferimento ou não do seu pedido. No caso de deferimento, a distribuidora pode efetuar o ressarcimento por meio de pagamento em moeda corrente ou, ainda, providenciar o conserto ou a substituição do equipamento danificado em até 20 (vinte) dias corridos após o vencimento do prazo do parágrafo anterior.
A partir da data do pedido de ressarcimento, a distribuidora terá o prazo de até 10 (dez) dias corridos para inspecionar e vistoriar o(s) equipamento(s) danificado(s). Para os equipamentos que acondicionam alimentos perecíveis, como geladeiras, a vistoria deverá ser realizada em um dia útil a partir do pedido. As distribuidoras, visando abreviar o prazo para inspeção e agilizar a solução da demanda, têm utilizado os serviços de Assistências Técnicas Autorizadas, para as quais os consumidores são orientados a levar os equipamentos para exame dos componentes danificados.



2 comentários:

Anônimo disse...

Você já solicitou ressarcimento no 0800 da Ampla?

Anônimo disse...

Ontem(sexta-feira 29) faltou luz na parte da tarde e ninguém explicou nada e hoje agora pouco ocorreu uma queda rápida mas que pode queimar um aparelho.
Ampla como sempre prestando serviços ruim a população.