sábado, 18 de junho de 2011

USINA SANTA ROSA AINDA TRAZ PROBLEMAS PARA OS MIRACEMENSES


Veja este trecho de um estudo sobre o fechamento de indústrias e as responsabilidades do empresário:

"A desativação de empreendimentos industriais podem transformar-se em significativos problemas ambientais e sociais quanto à saúde pública ou dos ecossistemas. Assim, os instrumentos e políticas públicas têm caráter corretivo predominantemente, mas também em alguns casos preventivo. SANCHEZ apresenta cinco tipos de abordagem adotados frente à questão de sítios contaminados (2001, p. 115-117):

  • Negligente: Não fazer nada, esperar que o problema se manifeste ou não seja descoberto.
  • Reativa: Ação desarticulada e resposta caso a caso.
  • Corretiva: Adoção de forma planejada e sistemática de medidas visando remediar um problema, após identificação e diagnóstico.
  • Preventiva: planejar o fechamento de empreendimentos em atividade que possam causar degradação ambiental; adoção de instrumentos que garantam a desativação adequada.
  • Pró-ativa: planejamento e gestão ambiental de todas as etapas do ciclo de vida de um empreendimento.
Ressalta-se que reconhecer o tipo de abordagem e a adoção da abordagem pró-ativa durante todo o ciclo de vida de um empreendimento tem se tornado uma necessidade e um imperativo legal e ético no mundo dos negócios do século XXI."

A Prefeitura de Miracema está se preparando para enfrentar mais este problema: a Usina Santa Rosa, que foi o motivo, inclusive, do surgimento deste blog.Na última sexta-feira, na condição de Procurador Geral do Município, acompanhado do Assessor Superior do Prefeito, Fabrício Xavier e da Diretora de Meio-Ambiente Municipal, Juliana Rodrigues, visitamos os restos mortais da Usina Santa Rosa, fotografamos o local e estamos reunindo documentos para agir.

3 comentários:

Simoni disse...

E sobre o abono nao vai falar nada.Afinal voce tinha que pronunciar, és o procurador.

Postador disse...

Cara Simone,

Se estamos tomando providências é exatamente por causa do abandono.

Leia a postagem direito, se souber.

abçs

José Souto Tostes

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Caro José

Estaria se considerando a hipótese deste bem patrimonial ser tombando tendo em vista a sua importância na história de Miracema e o seu aproveitamento como um polo de cultura e lazer.

Nele se poderá ter um museu da cachaça, como prpoposto pelo Amigo José Renato, bem como, área de lazer para festas, pequiniques, jogos, banho no Riacho Santo Antônio, exposições de artezanatos etc. etc. etc. Algo fatástico como hoje a Quinta da Boa Vista, no Rio. Neste domingo atraiu mais uma multidão sem distinção social.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.