quarta-feira, 15 de junho de 2011

OAB X MEC

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, denunciou hoje (15) que em duas décadas o Brasil assistiu a uma verdadeira explosão no ensino de direito que atingiu todas as regiões do país. "É inadmissível que a proliferação desordenada e irresponsável de autorizações por parte do Ministério da Educação (MEC) tenha atingido um percentual de 612 % no período", afirmou Ophir Cavalcante. Segundo o presidente da OAB, de 165 faculdades em atividade em 1991 o país passou a contar, no dia de hoje, com 1174 faculdades de direito.

Com essa poítica adotada por vários governos, em vinte anos o MEC autorizou a instalação de 1009 novas faculdades em todo o país. Ophir citou São Paulo como o Estado com maior número de faculdades de direito no país atualmente: 241. Em segundo lugar, vem o estado de Minas Gerais com 148 faculdades autorizadas até o dia de hoje e, logo a seguir, o Rio de Janeiro com 99 faculdades. O Estado de Roraima é o que possui o menor número de faculdades: 5. (OAB)

E ainda tem gente que é contra o Exame de Ordem. Se com o processo de seleção a coisa tomou o rumo que tomou, imagina sem...

Um comentário:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Caro José

A proliferação de cursos superiores não é apenas para direito. É de um lado a fobia brasileira de que toda gente deva ter acesso ao nível superior e de outro lado a preocupação com estatística.

Ensino é fundamentalmente investimento e como tal deve proporcionar retorno, não apenas ao estudande, mas à Nação.

Estamos vivendo um contraste. Grande número de desempregados e grande número de vagas não preenchidas por falta de profissional capacitado para preenchê-las.

Seria interessante que a OAB informasse o total de estudantes de direito, a demanda do mercado a esses profissionais e o número de advogados que não exercem a profissão, inclusive por não obterem a carteira da OAB.

O seu malfadado exame tem contribuido é para limitar o ingresso de advogados no exercício profissional, favorecendo, obviamente os que nele se encontram, muitos dos quais sem tal exame.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.