quinta-feira, 16 de junho de 2011

ATO DE VIOLÊNCIA ASSUSTA MIRACEMA


Há vários anos atrás aconteceu um crime bárbaro em Miracema, um assalto a uma fazenda. Toda a população ficou chocada. Entrevistas, comentários, o assunto dominou a cidade por meses. Hoje um novo incidente grave choca os miracemenses. O caso da fazenda, na época foi comentado pelo Dr. Gilberto Dantas, experiente advogado e delegado aposentado, que está aqui em Miracema há muitos anos. Na época ele disse mais ou menos o seguinte: "é um fato isolado, tão cedo não se repetirá.." Pois bem, ele tinha razão, felizmente. O fato não mais se repetiu.

Atualmente duas hipóteses assolam as perguntas dos miracemenses. Porque um homem de bem, conhecido, querido e respeitado na cidade, teria sido morto de forma tão cruel e desumana?

Outra pergunta: o que teria motivado o crime? Não existe crime sem motivação? Assalto, vingança, crime passional? Ninguém sabe, ninguém viu.

Mas o que mais intriga a todos é a seguinte questão: será reflexo da implantação das UPP´s no Rio de Janeiro? Os bandidos estariam sendo abrigados em Miracema? Também não sabemos.

O interessante é que a Polícia de Miracema, tanto a militar, quanto a civil, nunca estiveram tão equipadas como atualmente. São vários veículos, armamento, treinamento (?), e número suficiente de efetivo. Mesmo que com salário defasado. Mas será que a polícia poderia evitar um crime desses, ocorrido dentro de uma casa, isolado da rua? Acho difícil.

E o crescimento do consumo de novas drogas como o crack e o novo oxi? Seriam as causas do aumento da violência?

São perguntas que serão respondidas só com o tempo. Mas algo precisa ser feito, ao menos a solução desse caso, para que a população volte a dormir tranquila, como sempre dormiu...

9 comentários:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Caro José

A interiorização de crimes bárbaros nos parece bem mais antigas do que as UPP. Por outro lado mesmo com elas o Rio ainda continua um polo ao crime indispensável aos bandidos, como os fatos provam.

Um tio viveu em importante fazenda em Itaperuna, com família e tudo. Seu herdeiro atual teve que se estabelecer na Cidade, indo a fazenda diariamente, para tocá-la, por total falta de segurança em residir lá. Isto tem algumas décadas. Já lhe depenaram a proriedade. Roubaram até animais.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.

Anônimo disse...

No ponto em que toca nas polícias, não adianta em nada carros novos, armamentos sofisticados e, ou, salários dígnos, se não investirem na qualificação e preparo dos agentes de segurança.
Coibir um crime no interior de uma residência é difícil sem que haja uma denúncia, até porque as polícias não possuem a tal "bola de cristal". E para uma segurança dar certo, é preciso começar por nossas casas trancando bem as portas e janelas, pois nas ruas a PM atua com grande competência no patrulhamento ostensivo, mesmo sem a mesma destreza de um Batalhão de Elite como o BOPE.
Miracema hoje não é a "Princesinha do Norte" dos tempos das sacas de arroz, das ruas de terra batida, das luminárias de querosene e das janelas abertas à noite para se refrescar ao dormir; Miracema é pedra, é asfalto, é tecnologia, é energia elétrica e... portas e janelas TRANCADAS para se proteger da violência como qualquer cidade grande ou em ascenção.

jlsilva disse...

É...! Antigamente quando minha mãe me alertava para fechar as portas e janelas da casa onde moro, aqui em MIracema, dizia para ela: - não se preocupe, pois aqui só temos ladrão de galinhas, e como eu não crio galinhas não corro riscos. Agora, estou fechando portas e janelas, mandei colocar grades em tudo e estou pensando em comprar um casal de gansos. Felizmente, ainda ando tranquilo pelas nossas ruas, de vez em quando, isto é, em média a cada 5 anos acontece um caso assim. Com muita frequência acontecem pequenos assaltos, furtos, arrombamento de residências e lojas, muita droga etc, todavia, nada diferente das outras cidades da região. / É bom que se diga: - isso não é culpa do atual prefeito e nem dos outros anteriores. Estou errado? / Abrs.

Anônimo disse...

Ahh então agora a culpa é da população que não tranca a porta.
Parabéns anônimo.
Quanta abobrinha.

Anônimo disse...

Opa!!Mas quem falou q a culpa é da população. Anonimo, le direito filha!

Anônimo disse...

Sou a favor da pena de morte para traficante e também do livre porte de armas, como é nos Estados Unidos. Orlando

Anônimo disse...

Realmente, "anônimo nr. 2", a culpa deve ser do Barac Obama então.
Continue deixando a tua janelinha aberta... você poderá ficar "famoso" nos jornais e rádios sendo mais uma triste estatística.
Ah!
ADORO ABOBRINHA!
ODEIO VIOLÊNCIA!

Kitty disse...

"O anônimo I comentou em poucas palavras o que de fato a cidade está passando e o que devemos fazer para nos prevenir. Pena aparecer pessoas mal informadas e distorcer algo tão sério na cidade de Miracema".

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Caro José

A segurança pública continua mal estruturada, o que sem dúvida vem estumilando o banditismo, movido pela quase total impunidade.

Insistimos que se deve acabar com a dualidade, PM e polícia civil, a nível estadual e que o policiamente ordinário a nível municipal caiba à polícia municipal, com apoio da estadual e da federal, e recursos financeiros hoje em mãos-federais.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.