terça-feira, 10 de maio de 2011

LEITOR FALA SOBRE DIFICULDADE DOS CARTÓRIOS

O leitor do blog José Luiz Silva (da EMOP), publicou um comentário no blog sobre a dificuldade da relação consumidor/cartórios. Muito interessante a análise dele:

"Caro Dr. Souto, esse assunto é bastante relevante, parabéns por abordá-lo aqui. Como CIDADÃO brasileiro emito minha opinião: os cartórios brasileiros PARECEM QUE NÃO TÊM COMPARAÇÃO NO MUNDO EM SE TRATANDO DE BUROCRACIA, nem mesmo em países de extremo subdesenvolvimento vimos coisa igual, UMA VERDADEIRA MÁQUINA DE FATURAR, isto é: espoliar o cidadão, tudo legalmente, é verdade. É certidão daqui, nada consta dali, reconhecimento de firmas, autenticação, etc, uma mina de dinheiro e o pior, parece que não tem jeito de mudar isso, pois é muito dinheiro entrando na máquina pública e nos bolsos dos donos dos cartórios.
LIDAR COM CARTÓRIO NO BRASIL É PRECISO TER BOLSO CHEIO E BOM ESTÔMAGO. Aliás, parece que os funcionários públicos brasileiros que tratam de normas partem do princípio que todo brasileiro é desonesto, tome exigências pra isso e aquilo, a coisa chegou a tal ponto crítico que o governo FIGUEIREDO teve que criar um ministério, o da DESBUROCRATIZAÇÃO. Não sei se foi criado pelo LULA o ministério da COMPLICAÇÃO, parece que sim pelo que vejo nos cartórios.
Normalmente os cartórios nos tratam muito mal, seja em Miracema, Rio, Guarapari, Campos ou Brasília, lugares onde tive que recorrer a um cartório, os funcionários parecem uns reizinhos, também, sem concorrência não há competição. QUE COISA TRISTE E FEIA.
CARTÓRIOS BRASILEIROS, a mais perfeita definição para BUROCRACIA, ou seria BURROCRACIA? / Abrs."

5 comentários:

Anônimo disse...

DR José, o relato acima é totalmente verdadeiro, tenho um documento de terreno para desmembrar a quase um ano e não consigo, vou passar e-mail pra corregedoria com certeza.

CIDADÃO MUITAS VEZES HUMILHADO disse...

Meus parabéns Dr. José Souto,por sua coragem, determinação e vontade de ajudar nossa cidade, Miracema.
Tenho certeza que agora as coisas melhorarão.
Só com informação os déspotas cairão!!
PARABÉNS MESMO!!

Maria da Graça disse...

Tem que dar parabens ao Zé Luiz da Emop também.Sabe o q disse!

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo José

Temos experiências com vários cartórios, inclusive no exterior, devido a nossas pesquisas para fins genealógicos.

Encontramos de tudo desde cartórios que não nos permitiram pesquisar nada até cartórios que pesquisaram para nós, só através de pedidos por correio eletrônico. Houve cartório que nos mandou certidão pelo correio postal, recebendo por ela após o recebimento, sem nenhuma garantia para isto.

Como sabe fazem parte do judidiciário. Em alguns estados são repartições públicas e em outros privatizados. Não só por isto, os atendimentos são muito diferenciados. Nuns pode e noutros não.

Pelo que vimos no cartório de O Rosal, município da Província de Pontevedra, Comunidade Enconômica da Galiza, noroete da Espanha, fronteira com Portugal, a diferença é que lá as certidões são extraidas por cópias do próprio registro, autenticadas, no momento do pedido e são grátis a qualquer um, inclusive a nós.

Sabe-se que muitos cartórios ainda permanencem sem um responsável concursado como manda a lei e têm renda nada muito significativa.

Comum são as péssimas condições para se fazer pesquisa.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.

Anônimo disse...

São verdadeiras minas de dinheiro, essa é a definição!!!