segunda-feira, 11 de abril de 2011

ESPECIALISTA DIZ QUE "BULLYNG" É RESPONSABILIDADE DA ESCOLA

Muito interessante a entrevista publicada no site da revista Veja, com a especialista no assunto Marlene Snyder. Destacamos apenas duas respostas para que possamos refletir sobre a importância da escola no combate a este grave problema:

Qual o papel da escola no combate ao bullying? Mesmo quando o bullying acontece fora da sala de aula, a escola têm responsabilidade, porque os desdobramentos dessa prática estarão presentes no comportamento dos alunos. Nesse processo, o relacionamento professor-aluno é fundamental. É por meio desse canal que o bullying pode ser identificado. Mas para isso, os docentes precisam estar treinados. Eles precisam entender que o bullying acontece a qualquer momento e com qualquer aluno. Um estudo que realizamos apontou que 17% dos estudantes americanos sofreram bullying dentro da escola. Isso significa quase um em cada cinco jovens.

Podemos dizer que, nesse combate, a escola é mais importante que os pais? Sim. Sustentados pelas nossas pesquisa, sabemos que é muito mais provável que o bullying aconteça dentro das escolas, durante aquele período em que as crianças são confiadas aos cuidados de professores e da direção. Nesse sentido, as escolas têm um poder maior que os pais em identificar e combater essa prática. (RETIRADO DA REVISTA VEJA)

Um comentário:

Anônimo disse...

Infelizmente o bullying é um assunto pouco debatido e está presente em muitas escolas.
Guiomar