sexta-feira, 25 de março de 2011

USO EXAGERADO DO "FUMACÊ" PODE SER CAUSA DA DENGUE EM PÁDUA


O blog recebeu informações exclusivas indicando que o surto de dengue na vizinha Santo Antônio de Pádua pode ter sido causado pelo uso excessivo do chamado carro "fumacê", que já foi tão solicitado em Miracema.

Como falamos em postagem anterior aqui neste blog, a utilização do "fumacê" apenas pode ocorrer se no bairro já existir algum caso de dengue comprovada por exame, mesmo assim num raio muito pequeno nas proximidades da residência do doente. O uso indiscriminado do "fumacê" pode causar, nos mosquitos transmissores da dengue, a chamada resistência. Nesse caso, o mosquito, chamado "Aedes" pode criar mecanismos de resistência ao remédio (do carro fumacê) o que passa a torná-lo inútil.

Há informações não confirmadas oficialmente, que um dos principais motivos que levaram à eclosão de uma epidemia em Pádua, seria o uso excessivo do "fumacê". No final de 2010, quando Miracema foi acometida por uma grande quantidade de mosquitos, vários "entendidos" chegaram a pedir a presença constante do carro "fumacê". Na época, o blog Miracema ouviu o Coordenador da Dengue em Miracema, Jonei Reis, que nos falou sobre o perigo do uso do inseticida de forma constante.

Agora está provado que o Coordenador da Dengue estava certo e agiu com firmeza, pois Miracema, até hoje, é o município que apresenta os melhores números no combate à dengue no Estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: