sexta-feira, 25 de março de 2011

REUNIÃO NO HOSPITAL DE MIRACEMA COMEÇA A DELINEAR O FUTURO DO LIXO HOSPITALAR

Hoje ocorreu mais uma importante reunião da comissão criada para tratar do lixo hospitalar miracemense, gerado pelos consultórios dentários, clínicas, nosocômios, laboratórios e farmácias. Foram apresentadas algumas empresas que podem prestar os serviços. Inclusive uma delas já apresentou até mesmo o preço, que varia entre R$ 6,50 a R$ 50,00 o kilo de lixo hospitalar recolhido. Esse valor incluiria gastos com transporte e destinação final (incineração) do lixo hospitalar.

Em Miracema, algumas empresas já utilizam de serviço semelhante, como uma farmácia e uma empresa de cosméticos. Elas dão destinação correta ao lixo que produzem.

A empresa SERVET de Miracema, de propriedade do médico veterinário Saulo Dutra, também apresentou proposta de preços para transportar o lixo hospitalar até Campos dos Goytacazes, onde há uma empresa que faz o serviço de incineração.

Nos próximos dias, uma reunião deverá avaliar novas propostas e definir o melhor preço para contratação dos serviços pelas empresas produtoras de lixo hospitalar em Miracema.

Ficou claro e definido o seguinte:

1) Cada consultório odontológico, clínica, Hospital de Miracema, Casa de Saúde, laboratório, farmácia e distribuidora de medicamentos deverá contratar uma empresa para coletar o seu lixo hospitalar (no prazo de 60 dias)

2) A Prefeitura de Miracema não fará mas a colheita do lixo hospitalar produzido por tais empresas ou prestadores de serviços. Nem a usina de lixo da prefeitura receberá tal lixo hospitalar;

3) A Comissão criada na Audiência Pública ficou encarregada de analisar propostas de empresas que executam o serviço de transporte e incineração e apresentar a melhor proposta aos possíveis interessados;

4) As empresas ou prestadores de serviços podem contratar tais serviços, independente da comissão criada na Audiência Pública;

5) Após 60 (sessenta) dias da Audiência Pública cada produtor de lixo hospitar deverá responsabilizar-se pelo próprio lixo.

Nenhum comentário: