segunda-feira, 28 de março de 2011

A GUERRA DA LÍBIA


A população brasileira ainda não entende os motivos que justificam a nova guerra da Líbia. Lá, o povo já fala em 3º Guerra Mundial. Li ontem num site daquele país. E não são todos que concordam com os bombardeios. Parte grande da população não confia na mira dos equipamentos de guerra dos novos aliados.

Os que criticam o governo americano, de Barack Obama, falam em guerra financeira, em busca do domínio do petróleo explorado lá. Já a grande parte dos comentaristas internacionais, falam em justiça que se faz ao povo que está cansado de ser governado por um verdadeiro tirano.

Mas e esses mais de 30 anos que a Líbia, do mesmo Kadafi, foi aliada incondicional dos EUA? Será que naquela época havia democracia? Não, claro que não. Mas também não havia nenhum massacre ao povo líbio.

Partem daí as justificativas para atacar, voltadas sempre para alvos militares, minando as forças locais (leais ao governo de Kadafi), para que os chamados rebeldes possam avançar sobre o território nacional. Mas será que esses rebeldes são organizados a ponto de manter o governo e a administração de uma nova Líbia sem Kadafi? Tem gente preparada para um futuro governo, disposta a colaborar?

Um comentário:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Caro José

Não vemos nenhuma novidade nisto. Mera repitição dos conflitos internacionais, pelo memos, nos últimos séculos.

Todos sempre foram movidos por intresses políticos de domínio e principalmente ganhos financeiros.

A única novidade que vemos é de que este tenha sido decidido pelo Conselho de Segurança da ONU, que para isto existe, com a justificativa lá apresentada, e sem que nenhum pais tenha ficado contra, nem mesmo o Brasil, embora não tenha aprovado a resolução.

O Brasil ficou em cima do muro com parceiros como a Rússia e China, que muito pouco têm com nossa tradição e que poderia ter vetado a proposta. Porque não fizeram? Quando a vítima era o Iran e a Coréia do Norte fizeram?

Não tivesse isto ser feito o que seria dos milhares opositores do ditador Kadafi? Massacrados com toda certeza. Não seria legitima defesa de terceiros?

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.