sábado, 5 de fevereiro de 2011

SUSPENSA ELEIÇÃO DE PREFEITO EM VALENÇA/RJ


O STF, no final da tarde de ontem, concedeu liminar ao prefeito Vicente Guedes, que havia sido cassado pelo TSE, reconduzindo-o ao cargo e suspendendo as eleiçõs que aconteceriam amanhã, para escolher o novo prefeito da cidade. Vicete Guedes ficou fora do cargo por vários meses, enquanto a cidade era administrada pelos presidentes da Câmara (Fernandinho Graça e Paulinho da Farmácia).

Interessante é que o STF só tomou a decisão às vésperas do pleito, que já foi cancelado uma vez. Mas fica a questão: e os gastos dos candidatos, dos partidos e da própria Justiça Eleitoral para organizar as eleições? Quem paga?

A instabilidade jurídica leva o cidadão comum a não confiar na Justiça, pois o troca-troca de prefeitos, por ordens da Justiça, é um verdadeiro absurdo, uma afronta mesmo!

Outras informações aqui.

Atualizando: Os deputados André Corrêa (PPS) e Leonardo Picciani (PMDB) protestaram, na manhã de hoje, junto com centenas de pessoas, contra a suspensão das eleições.Os candidatos que concorreriam ao pleito também foram às ruas do Centro Histórico da cidade.

Atualizando II: O deputado André Corrêa foi vaiado na manifestação acima, pelo público presente, ao tentar juntar os manifestantes de dois dos candidatos que concorreriam em Valença:Fernandinho Graça e Dr. Alvaro. A proposta não foi aceita por ninguém.

Um comentário:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Caro José

O aperfeiçoamento tecnológico das nossas eleições está sendo travado por situações assim.

Ainda rondam pela justiça processos inclusive de eleições anteriores a de 2010, como deve ser este.

Dos da de 2010 sabe-se lá quantos dependem da justiça.

O problema complica quando se trata de voto de legenda, princpalmente com as nefastas alianças.

Se o candidado tem seu registro negado, como fica o resultado do pleito. Diz-se que seus votos não valem nem mesmo para a legenda, o que redunda em alteração de coeficiente eleitoral, podendo alterar a situação até de candidato já empossado.

As mesas e comissões do legislativos são formadas com base nas bancadas do dia da posse. Se estas não são confirmadas o que fazer.

Para complicar, numa aliança, o candidato eleminado é de um partido, podendo este ser prejudicado em banefício de outro partido da aliança.

E quando se chegará ao tramitado e julgado? Será que antes das próximas eleições? Como fica a autêntica escolha dos eleitores.

Evidentemente que a justiça e o congresso precisam acabam com isto em definitivo, não se pode continuar assim.

A Reforma Eleitoral é uma excelente oportunidade para tal.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.