quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

GOLPES ESTARIAM SENDO APLICADOS EM MIRACEMA

O blog recebeu alguns comentários anônimos falando sobre golpes que estariam sendo aplicados em Miracema. Em rápida busca no Google, detectamos que os golpes já foram aplicados em várias cidades do país, como abaixo:

Segundo o diretor da Acisbec (Associação Comercial de São Bernardo do Campo), Valter Moura, a lista de golpes cometidos contra empresas é bastante extensa. A cada ano, diz ele, surgem novos métodos de ''fisgar'' as vítimas.

No ano passado, a fraude do falso boleto pegou muita gente desprevenida. Funcionava assim: a Acesp (Associação Comercial do Estado de São Paulo) emitia boletos cobrando anuidade de empresários associados a ACSP (Associação Comercial de São Paulo), que, confusos, acabavam por efetuar o pagamento.

"Para não correr o risco de ser enganado, é preciso atentar-se a alguns cuidados. Segundo Moura, quando a empresa tem um título a ser protestado, o cartório emite um comunicado por escrito ou, então, divulga uma nota na imprensa. "O cartório não faz ligações. Se a pessoa não receber nenhum documento, não tem que se preocupar", esclarece.

Além disso, a dívida sempre deve ser paga no próprio cartório, que emitirá um recibo do pagamento. "O cartório jamais pedirá para o devedor efetuar o pagamento na conta da empresa credora", explica.

Também é recomendável que se registre um boletim de ocorrência por tentativa de estelionato e que o caso seja comunicado à associação comercial da cidade." (Diário do Grande ABC)


5 comentários:

kvari disse...

José.
Eu vi um desses boletos. Além da empresa não ser associada a nenhuma instituição, pior, a empresa nem existe mais.
Ainda bem que a pessoa me procurou para saber mais a respeito, senão teria pago um boleto de mais de R$ 400,00.
Outro golpe é o da lista telefônica.
Ligam pra empresa e falam, de preferência com um funcionário de menor escalão, e pegam os dados da empresa para alguma coisa inventada (enviar convite, atualizar cadastro, etc), depois a empresa recebe um boleto para pagar figuração em lista telefônica, se a empresa questiona, eles dizem que foram autorizados a fazer o anuncio por tal funcionário, que tem a conversa gravada, etc, etc.
E mandam protestar o título mesmo.
A gente sabe de tantas histórias.
Acredito que a melhor forma de combater isso, é tentar entrar em contato com a empresa emitente para saber do que se trata.

Postador disse...

Kvari,

A empresa de um amigo lá de Resende já havia sido envolvida num crime desses. Ele me ligou e contou o caso. Eu orientei que ele procurasse a Polícia Civil e ele assim agiu.

A cobrança nunca mais apareceu.

abçs

José

Anônimo disse...

Obrigado ao Dr. José Souto por expor neste Blog a denúncia a qual postei recentemente à respeito desses golpes.
Este canal é sem dúvida alguma uma utilidade pública para o povo miracemense que o visitam massissamente.
Eu não quero para os meus colegas comerciantes locais o que sentí na pele com estes golpistas.
Muito obrigado mesmo!
Abraços e desculpe não me identificar!

Postador disse...

Sr. Anônimo,

Eu publiquei porque já tinha ouvido falar dos golpes, aliás, em postagem antiga aqui no blog eu havia feito o alerta aos comerciantes miracemenses.

Realmente o meu blog é voltado para a utilidade pública mesmo. Essa é a principal intenção, ajudar, de alguma forma, os miracemenses.

Obrigado por suas palavras.

abçs

José

Anônimo disse...

engraçado é q só este blog comentou o fato q é de conhecimento de toda a população..será q é o único proeucupado com o bem estar do povo?

josi