quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

FÁBRICA DA NESTLÉ EM TRÊS RIOS PODE BENEFICIAR NOROESTE COM A COMPRA DE LEITE

O presidente da Nestlé no Brasil, Ivan Zurita, anunciou que aguarda apenas o resultado dos estudos ambientais para anunciar oficialmente a construção em Três Rios da nova fábrica do grupo. Com investimento avaliado em R$ 300 milhões a fábrica produzirá as linhas lácteas da Nestlé para abastecer o estado do Rio de Janeiro e a região sul de Minas de Gerais.
Segundo as primeiras informações, a fábrica gerará 250 empregos diretos e outros mil indiretos, especialmente na cadeia produtiva da pecuária leiteira. A fábrica irá aquecer um setor que já foi a base da economia da Microrregião Centro-Sul Sul Fluminense e que ainda hoje possui grande peso na região, empregando milhares de trabalhadores.
Inicialmente a Nestlé planejava instalar a fábrica em Nova Friburgo, município que ainda luta para atrair o investimento, mas acabou optando pelo Centro-Sul Fluminense atraída pela bacia leiteira da região. Os cinco municípios da Microrregião (Areal, Comendador Levy Gasparian, Paraíba do Sul, Sapucaia e Três Rios) mais Valença e Vassouras possuem um rebanho leiteiro com 48,5 mil cabeças e que produz 65 milhões de litros de leite por ano. O número equivale a apenas 13% da previsão de consumo anual da fábrica, de 500 milhões de litros por ano. Mas a proximidade com outros municípios produtores das regiões Serrana e Sul Fluminense e do Sul de Minas Gerais, como Juiz de Fora, Belmiro Braga, Chiador, Santana do Deserto e Além Paraíba foi crucial para a escolha da localização da fábrica.
Apesar de Três Rios ser a opção, Sapucaia também estava na disputa pelo investimento. A vantagem de Três Rios está em sua logística, uma vez que está localizado no centro da mesorregião interestadual e se conectar com todos os municípios produtores e consumidores através de duas rodovias federais, a BR 040 (Washington Luiz) e a BR 393 (Lúcio Meira).

Nenhum comentário: