quarta-feira, 3 de novembro de 2010

INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO:UMA PARCERIA DE SUCESSO EM MIRACEMA

Vinte professores da rede municipal de ensino de Miracema são capacitados pelo Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), do Ministério da Educação, e passarão a empregar em sala de aula uma metodologia avançada de ensino, utilizando todos os recursos que a informática oferece. Para tanto, fazem o curso de Orientador Tecnológico, com 70 horas de duração, realizado às quartas-feiras, no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), em Itaocara, que tem como coordenadora responsável a professora Izabel Cristina Galiaço.

Segundo a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Miracema, Luciana Rodrigues de Moura Souza, “assim que esta primeira turma de professores miracemenses concluir a sua capacitação, passaremos a ministrar este treinamento para os demais professores da rede municipal aqui mesmo em nossa cidade, com o apoio dos capacitadores do NTE de Itaocara”.

Este curso de Orientador Tecnológico possui 56 horas presenciais nos pólos distribuídos pelos NTEs e 14 horas à Distância, utilizando a Plataforma e-ProInfo. Na capacitação, são realizadas oficinas e atividades relacionadas ao trabalho de um Orientador Tecnológico.

O ProInfo tem por objetivo promover o uso da Telemática como ferramenta de enriquecimento pedagógico no ensino público fundamental e médio. Seu funcionamento se dá de forma descentralizada. Em cada estado há uma Coordenação Estadual ProInfo, cujo trabalho principal é introduzir as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's) nas escolas públicas, além de articular os esforços e as ações desenvolvidas no setor sob sua jurisdição, em especial as ações dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE).

Já os NTE's, como o de Itaocara, por exemplo, são locais dotados de infra-estrutura de informática e comunicação, nos quais atuam educadores e especialistas em tecnologia de hardware e software. O ProInfo é desenvolvido pela Secretaria de Educação à Distância (SEED), por meio do Departamento de Infra-Estrutura Tecnológica (DITEC), em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação. (Do site da prefeitura)

Nenhum comentário: