segunda-feira, 5 de abril de 2010

A HISTÓRIA DO PROCESSO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL CONTRA O DNIT - BR 393 - ALÉM PARAÍBA X PIRAPETINGA

Por força do trabalho na prefeitura de Miracema, tenho usado constantemente a BR 393, nos deslocamentos para o Rio de Janeiro. Viagens essas sempre ocorridas bem de madrugada, indo para o Rio ou à noite, voltando para Miracema.

A cada viagem dessas, certamente que nossas famílias ficam apreensivas com a situação do trecho entre Pirapetinga e Além Paraíba. Preocupação que é nossa também, pois nesse horário, nem sempre a visibilidade é a melhor. Porém, esse é um problema meu, pessoal, que atinge somente a quem está comigo nas viagens. Mas além desse blogueiro, quantos motoristas, grande parte profissionais, usando veículos pesados, transitam, também por obrigação profissional, naquele trecho perigoso e pessimamente mal conservado!

Este blog sempre publicou fotos, documentos e notícias sobre as várias obras de reforma e restauração daquela maldita estrada. E nota-se, o que pode ser averiguado com pesquisa aqui mesmo, que as obras e operações tapa-buracos são feitas e logo depois os buracos são abertos, bastando o uso por caminhões e em poucos dias o serviço de meses está perdido. O que nos leva a crer que o serviço é sempre muito mal feito, sem fiscalização do DNIT ou responsabilização das empreiteiras.

Por causa do blog, também tomei conhecimento do processo judicial nº 2007.38.01.004742-7, que corre na Justiça Federal de Juiz de Fora/MG, movido pelo Ministério Público Federal também com sede naquela cidade mineira. Esse processo, depois de idas e vindas, até então não produziu o efeito desejado.

A situação é tão grave, que, pelo que consta, o DNIT precisou ser citado através de publicação no Diário Oficial, o que significa dizer que seus diretores não foram encontrados pelo Oficial de Justiça. Não dá para saber através na consulta via internet, mas parece que o Juiz concedeu uma liminar, determinando a imediata execução de obras naquela via. UMA VERGONHA O DESAPARECIMENTO DA DIREÇÃO DO DNIT!!!!

Ou seja, por mais eficientes que sejam os Procuradores Federais do Ministério Público Federal de Juiz de Fora, por mais rápida que tenha sido a Justiça Federal, a culpa total e exclusiva daquela situação da estrada é do GOVERNO FEDERAL DO BRASIL, leia-se, da equipe nomeada pelo Exmo. Sr. Presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, o chamado "Filho do Brasil".

Porém, tem sempre um porém, fica aqui um apelo, às autoridades brasileiras, ao senhor responsável pelo DNIT na região e às comunidades do Noroeste Fluminense e da Zona da Mata Mineira, no sentido de que uma mobilização é necessária e urgente. Pelos seguintes motivos:

1) A estrada é o principal acesso para o Noroeste Fluminense, onde são escoadas as produções daqui do Noroeste e de parte dos municípios da Zona da Mata Mineira;

2) A estrada é o principal acesso ao Norte Fluminense e Espírito Santo, como alternativa para a BR 101 e BR 116 no acesso ao Nordeste do Brasil e interior de Minas Gerais (vide o trânsito de veículos quando essas outras BR´s apresentam interrupção do tráfego);

3) A BR 393, entre Além Paraíba x Pirapetinga não tem condições de ser trafegada na presente data, pois é uma estrada assassina, em dias de chuvas os veículos são lançados à própria sorte, ameaçados de cair nos vários barrancos que levaram parte das pistas ou que avançaram sobre elas em forma de lama e terra.


Por isso e muito mais, está na hora de gritarmos SALVE A BR 393!!!!

2 comentários:

Lidiana Flores disse...

O problema é q qdo os políticos visitam Miracema eles viajam de helicoptero, então, pra que estradas??? Didi

Anônimo disse...

Caro José,
Apesar de acompanhar esporadicamente seu blog, não posto, tendo em vista que sou meio apolítico. Publiquei mais um explicação a respeito da LDM no blog do Penacho após ver seu belo comentário.
Brak Miracema@hotmail.com