quinta-feira, 18 de junho de 2009

MIRACEMENSES VÃO COMEÇAR A RECEBER FGTS

Mais de R$ 1 milhão, segundo cálculos preliminares, entrarão na economia de Miracema até o próximo dia 7 de julho, como resultado dos saques no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) que mais de mil trabalhadores miracemenses estão legalmente autorizados a fazer, porque tiveram as suas residências atingidas pelas enchentes ocorridas na cidade no fim do ano passado e início de 2009.

A injeção desse dinheiro na economia miracemense deve-se principalmente ao decreto de “Situação de Emergência” baixado pelo prefeito Ivany Samel logo na primeira semana de seu atual governo. O ato foi reconhecido pelos governos estadual e federal, o que resultou na autorização aos trabalhadores que residem nas áreas afetadas pelas intempéries para sacarem agora até R$ 2.600,00 em cada conta do FGTS que tiverem.

Convidado pelo prefeito Ivany Samel, o gerente da agência da Caixa Econômica Federal em Miracema, José Geraldo Mendes, explicou no programa “O Povo Quer Saber”, na Rádio Princesinha do Norte, no último dia 16, como devem proceder as pessoas interessadas em fazer o saque autorizado do FGTS

O primeiro passo, segundo ele, é o trabalhador que possui saldo em uma ou mais contas do FGTS saber se a sua residência fica em uma das dezenas de ruas relacionadas pela Defesa Civil como atingidas pelas enchentes. Essa listagem está afixada para o público na na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (ao lado do PU), na Prefeitura e na agência da Caixa.

Confirmado isso, o trabalhador deve ir na Secretaria de Assistência Social, levando os originais de um documento de identidade e Carteira de Trabalho, número do PIS e um comprovante de residência, que pode ser conta de água, luz ou telefone com data de vencimento em novembro ou dezembro de 2008. Este comprovante de residência, inclusive, é o único que os interessados precisam levar também fotocópia.

O prazo final para ser dada entrada na documentação é 7 de julho. Mas, o prefeito Ivany Samel orientou os trabalhadores que têm direito ao saque do FGTS para “não deixarem isso para a última hora”.

Após a primeira etapa (entrega de documentos) do procedimento necessário para essa modalidade especial de saque do FGTS, os trabalhadores miracemenses serão informados sobre a data em que deverão ir à Caixa Econômica Federal sacar o dinheiro, o que deverá ocorrer em poucos dias.(retirado do site da Prefeitura de Miracema)

2 comentários:

Anônimo disse...

Só Ivany mesmo para conseguir isso.Parabéns Prefeito

kvari disse...

Discordo de você anônimo, na enchente de 2003 também houve liberação do FGTS para os atingidos.
Isso não depende do prefeito somente, mas também da Defesa Civil e dos Governos Estadual e Federal Ministérios).