O rio Paraíba do Sul é um dos mais importantes do país. Ele serve a grande parte do interior do Estado e à própria capital fluminense (apesar de seu leito principal desviar-se para São João da Barra, no Norte Fluminense). No início da semana tivemos a notícia de que peixes estavam morrendo nas cidades de Resende e Volta Redonda. Por isso, vários municípios do sul-fluminense e centro-sul, ficaram sem água. Incrível que nenhum jornal de grande circulação, nem os sites, trouxeram notícias sobre mais esse crime inacreditável. Ontem, com a possibilidade dessa água contaminada chegar à capital, a imprensa descobriu o acidente. Mas com pouquíssimo alarde para o problema.
A foto acima, tirada da página pessoal no ORKUT da deputada estadual Inês Pandeló (PT), retrata a situação do rio, que deve chegar, com a mancha química, até nossa capital.
Mas o incrível dessa história é que uma indústria de Resende simplesmente confessou que jogou produtos químicos no rio Paraíba do Sul. Li em algum lugar que esses empresários deveriam estar presos, no mínimo. Mas a pena para eles será apenas uma multa pecuniária. Isso por que a mídia nada noticiou sobre o problema.
O que temos visto, concluímos nós do blog, é que a cada dia os nossos rios são mais maltratados. O novo prefeito de Miracema tem como prioridade de sua gestão o início de um trabalho para despoluir nosso ribeirão Santo Antônio. Se conseguirmos, nos próximos quatro anos, construirmos uma única estação de tratamento, será uma grande vitória, pois se salvarmos o Santo Antônio, já estaremos salvando um pouco do próprio Paraíba do Sul, que recebe nossa águas.
Um comentário:
A mortandade de peixes é impressionante nas prais próximas a Campos. são toneladas de peixes mortos. A imprensa quase não noticia. Fiquei sabendo através de parentes que moram na região. Cláudio - B.Horizonte-M.G
Postar um comentário