sábado, 22 de novembro de 2008

EMPRESA QUE POLUIU RIO PARAIBA DO SUL FOI INTERDITADA

Rio Paraíba do Sul (foto deputada Inês Pandeló - PT)

Policiais da Delegacia de Proteção ao Meio-Ambiente (DPMA) interditaram, nesta sexta-feira, a empresa Servatis – fabricante de agrotóxicos – situada no Km 300 da Rodovia Presidente Dutra, próxima a Resende. As investigações constataram que a fábrica foi responsável pelo vazamento de grande quantidade do produto químico endosulfan, que causou uma mortandade de peixes no Rio Paraíba do Sul.


Uma equipe de policiais da especializada, coordenada pelo delegado Fernando Reis, com apoio de técnicos da Feema e de funcionários da Secretária Municipal do Meio Ambiente, realizaram uma vistoria e verificaram que a fábrica operava fora dos padrões mínimos de segurança.


De acordo com o delegado, o vazamento ocorreu de segunda para terça-feira, mas a empresa não comunicou o fato aos órgãos competentes. “Essa firma já é reincidente. Há cerca de três meses a Secretaria Municipal do Meio Ambiente autuou a Servatis por poluição ambiental”, revelou o delegado, que intimou o proprietário da firma, o responsável técnico e também o operador, que estava presente na ocasião do vazamento, para prestarem depoimento, na próxima segunda-feira, naquela especializada.


A empresa foi indiciada por crime ambiental e pela Lei 7.802/89, que trata da regulação, transporte, manuseio de agrotóxicos. (retirado do site da Polícia Civil)

Nenhum comentário: