A criação de ovinos e caprinos terá linha de crédito especial, com taxas de juros de 2% ao ano, para alavancar o crescimento do setor no território fluminense. Os recursos para os financiamentos serão concedidos pela Agência de Fomento do Estado – InvestRio. O anúncio foi feito pelo secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo, neste fim de semana, na Exposição Agropecuária de Macaé, no Norte do Estado.
Na ocasião, o secretário assinou resolução criando a Câmara Setorial de Ovinocaprinocultura, no âmbito do Conselho Estadual de Política Agrícola e Pesqueira.
– Com a oferta de crédito para investimento e a Câmara Setorial para discutir questões relacionadas ao setor, a atividade ganha ferramentas fundamentais para sua expansão no estado do Rio – ressaltou.
Importante fórum para discussões técnicas, de políticas e estratégias para o desenvolvimento da produção e comercialização de ovinos e caprinos no estado, a câmara era uma reivindicação antiga do segmento, que na ocasião esteve representada pelo presidente da ACOCERJ (Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos do Estado do Rio de Janeiro), Thiago Beda Inojosa de Andrade.
Segundo ele, a instalação dessa organização significa a integração de toda a cadeia produtiva, para radiografar o setor e verificar os gargalos existentes e como podem ser vencidos.
– O mercado consumidor fluminense é, hoje, o que paga melhor pela carne de ovinos no Brasil. A câmara setorial será uma importante aliada para alavancar à atividade, enfatiza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário