quinta-feira, 31 de julho de 2008

PREFEITURA TEM MAIS VERBAS QUE NOS ANOS ANTERIORES


Estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra que, no primeiro semestre de 2008, houve um aumento de 16,1% de transferências em comparação ao mesmo período do ano passado. As transferências são parte dos recursos à disposição dos municípios, tributos arrecadados pela União ou Estados e repassados aos demais entes federados, que também têm receitas próprias. As receitas próprias equivalem a impostos, taxas e contribuições, e sua arrecadação é de responsabilidade da prefeitura.

A transferência que apresentou maior crescimento nos primeiros meses deste ano foi a de Royalties Minerais. O imposto rendeu para os municípios um porcentual de 37,4 em relação ao mesmo período de 2007. Royalties Minerais são compensações financeiras pagas sobre o custo de extração de minérios.

Os Royalties relacionados à extração de petróleo e gás natural ficaram em segundo lugar, com 30,8%, seguido do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) com um crescimento de 26,9%.


Notícias como essas desmentem a alegação permanente do prefeito Carlos Roberto de que não há verbas em Miracema. É a velha política da embromação do PV miracemense!

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Souto:
Em todos os governos, em qualquer esfera e, de qualquer legenda sempre é a mesma coisa; não tem verba.Tudo bem que aumentou a transferência de recursos para os municípios, mas as despesas certamente também aumentaram.
O maior dos problemas que vejo é a ausência de investimentos por parte dos governos.
Nos próximos anos teremos um repasse ainda maior dos royalties, em decorrência da descoberta de novas reservas de gás e petróleo. Vamos ver o que irá acontecer. Quem viver verá...
Abraços.

kvari disse...

Quem leu a Veja de 13 de julho, se não me angano, viu que maravilhas o dinheiro publico bem aplicado pode fazer. (Quem não leu procure ler porque ficou muito boaa matéria sobre 8 setores que rendem muito para os municípios.)

Os candidatos a prefeito e vereadores bem que poderiam ler...

Se quiserem eu empresto a minha, hehehehehe.

Unknown disse...

Kvari,

Sou assinante da Veja e essa reportagem é brilhante.

Marcos.