quarta-feira, 4 de junho de 2008

MIRACEMA É O 56º MUNICÍPIO FLUMINENSE EM POLUIÇÃO


O IBGE elaborou e está divulgando o ranking das cidades com maior índices de poluição do Estado do Rio de Janeiro. Nesse ranking foram classificados, em ordem decrescente, os municípios que mais poluem (primeiro os que mais poluem). Do total de 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, Miracema está em 56º lugar, entre os que mais poluem. Ou seja, está praticamente na média, entre os que menos poluem e os que mais poluem, infelizmente, pois o ideal seria que estivéssemos nos últimos lugares, entre os que MENOS poluem, já que os primeiros lugares é dos que MAIS poluem.


E em Miracema não há justificativas para a poluição, pois o número de empresas na cidade é mínimo, principalmente empresas poluidores, que lançam gases no meio-ambiente, como são as usinas, por exemplo.


Nesse ranking estamos na frente de cidades vizinhas como Laje do Muriaé, Natividade Varre-Sai e Porciúncula, o que significa dizer que nossa cidade é mais poluída que as vizinhas.


Já Itaocara (50º), Cambuci (47º), Itaperuna (39º) e Santo Antônio de Pádua (22º) são cidades mais poluídas que Miracema.


O entendimento do blog é que os números não são para comemorarmos, mas para intensificarmos o trabalho no sentido de que estejamos, nas próximas pesquisas, no meio dos munícipios que menos poluem.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pela vizinhança: menos indústrias, menos poluição. Mais indústrias mais poluuição. O que seria mais vantajoso?
Abçs.

Anônimo disse...

No caso, trata-se de um estudo sobre o POTENCIAL poluidor.
Levou-se em conta também na pesquisa a queima de óleo diesel por veículos.

Segundo o IBGE:
A assessoria de imprensa do IBGE explica que o estudo potencial de poluição é uma forma de estimar o quanto cada município polui, sem ter de, de fato, medir a quantidade de gases poluentes emitida por cada empresa instalada na região.
O estudo se utiliza de dados secundários como o número de empregados de cada unidade produtiva, para alcançar uma idéia aproximada - e, por isso, potencial - do quanto as empresas são capazes de poluir.

Universo da Pesquisa: unidades locais produtivas ligadas à indústria de transformação.