sexta-feira, 30 de maio de 2008

SOLAR BRUNO DE MARTINO VI - PRESERVAÇÃO


Na última postagem sobre o Solar Bruno de Martino, nome escolhido pelo blog para denominar o palacete ou casarão do número 6 da Praça Dona Ermelinda, vamos abordar as possibilidades de preservação do imóvel, que faz parte da história de Miracema e que foi tombado e desapropriado pela Prefeitura Municipal de Miracema.

O blog, para essa postagem, enviou fotos a dois engenheiros especialistas em recuperação de imóveis antigos, com trabalhos realizados em várias cidades brasileiras e do exterior. Como o trabalho não foi remunerado e não há na manifestação caráter de perícia, apenas opinião, não vamos publicar o nome deles nessa matéria. Em Miracema, no início da preparação da postagem, ouvimos um dos representantes do CREA no Noroeste, o arquiteto Ronilto Cunha, que também nos falou informalmente.

Ronilto nos afirmou que existem estudos que garantem que o imóvel pode ser restaurado e recuperado. Ele destaca que os custos dessas obras não são pequenos, mas que é possível manter o prédio vivo e ainda recuperá-lo, para uso, visitação e até para a realização de atividades culturais em seu interior.

Os engenheiros que receberam as fotos enviadas pelo blog, também concordam que o imóvel pode ser recuperado e restaurado. Eles destacam que as construções do século XIX sempre usavam pedras e madeiras de boa qualidade, com tempo de vida útil e uso muito grande. Um deles observa que, como a construção foi erguida nas proximidades de um rio (Ribeirão Santo Antônio), "naquela época havia uma preocupação muito grande com as cheias e enchentes, por isso, a obra pode ter recebido tratamento especial na construção de suas bases."

Ronilto lembrou que a engenharia evoluiu muito e que é possível até mesmo mudar o lado de um prédio sem demolí-lo. Ele lembra que existe um estudo nesse sentido envolvendo uma grande igreja da cidade do Rio de Janeiro.

Agora num tema, os engenheiros consultados são unânimes e fizeram questão de destacar: "a cada dia que passa, mais difícil e mais cara é a recuperação."
Infelizmente o blog não obteve nenhuma resposta das perguntas enviadas ao Diretor de Cultura da Prefeitura de Miracema, Marcelo Salim de Martino. É óbvio que por suas grandes atribuições, inclusive por conta de eventos culturais que tem realizado em Miracema, não tenha tido tempo de atender nosso email. Mesmo assim, vamos aguardar, pois sabemos que Marcelo Salim, que sempre é atencioso com o blog e nunca deixou de nos atender, enviará uma resposta em breve, quando a publicaremos para conhecimento de todos.

9 comentários:

Anônimo disse...

TRANSCREVO O MEU COMENTARIO DA REPORTAGEM "V" DO SOLAR BRUNO DE MARTINO:



Boa tarde,

Achei essas postagens sobre o solar muito interessantes e a descrição histórica muito bem feita...

A Maria de Fatima Silva disse que gostaria de saber minha opinião sobre o tema, não sei a real motivação disso, mas gostaria de dizer que fico muito feliz por saber que meu modo de pensar é esperado até mesmo por pessoas que não conheço pessoalmente....

Nesse contexto de desapropriações e tombamentos em Miracema, acredito que um projeto prévio versando sobre a disponibilização de verba para restauração e manutenção dos imóveis deve ser indispensável...

Como já disse em outra postagem, tombar por tombar não vale a pena, temos que valorizar nossa historia!!!

Nada a declarar sobre os valores deposiados em juizo, pois esses foram estipulados por pessoas qualificadas para tal e inquestionáveis por mim...

O grande problema, assim como a Angeline disse, é o embate entre os interesses publicos e os particulares....

Não sei qual seria a decisão ideal, mas acho que não podemos deixar aquele predio em ruinas e muito menos deixar nossas escritas históricas se perderem...

Abração a todos!!!

Aluisio Puglia.

Anônimo disse...

Fico feliz, por ouvir mais uma vez, um comentário sensato.
Como já afirmei aqui temos que apoiar o diretor de cultura, no avanço do inventário do patrimônio histórico, cultural, arquitetônico e artístico de Miracema a fim de viabilizarmos verbas junto aos órgãos competentes e conquistarmos tb o reconhecimento do Estado (Inepac) e da União (IPHAN), é indispensável e o Marcelo quer fazer. Mas, p isso , precisa de especilistas e é um trabalho super especializado, tem depende de grana.

Anônimo disse...

Fico feliz, por ouvir mais uma vez, um comentário sensato.
Como já afirmei aqui temos que apoiar o diretor de cultura, no avanço do inventário do patrimônio histórico, cultural, arquitetônico e artístico de Miracema a fim de viabilizarmos verbas junto aos órgãos competentes e conquistarmos tb o reconhecimento do Estado (Inepac) e da União (IPHAN), é indispensável e o Marcelo quer fazer. Mas, p isso , precisa de especilistas e é um trabalho super especializado, tem depende de grana.

Anônimo disse...

Li outro dia num blog de Porciúncula, algúem comentando o absurdo se trocar o nome do homenageado em prédios públicos e logradouros. Afirmaram, no Rj, isso é motivo para demanda judicial. Mas, p isso, para que tenham proteção precisam sair da esfera do município e conquistar o Estado e a União. Caso contrário, ficaremos à mercê da sensibilidade dos próximos prefeitos.

Anônimo disse...

Angeline,
Não entendi essa explicação de Poricula, estão trocando nome da rua em Miracema?
Pra mim a rua direita chamaria Luiz Fernando Linhares

Unknown disse...

Eu queria que o Centro Cultural em construção fosse montado nessa casa e junto um museu. Para registrar bem a nossa história que muitos miracemenses não sabem. Só ficam sabendo de alguma coisa na época de concurso municipal.

Anônimo disse...

Cara Maria de Fátima,
O comentário se refere a um caso ocorrido em Porciúncula, que a pessoa ressaltou, a partir de um caso concreto, que em alguns lugares a população não aceita e luta pelo patrimônio, só isso...
Qto ao fato concreto, ocorrido em Porciúncula, posso citar um similar em Miracema: A BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DE MIRACEMA TEVE O NOME ALTERADO.

kvari disse...

Agora umas notícias fresquinhas pra melhorar o ânimo de todos: saiu o edital (nº 051/2008): "OBJETO: Contratação de empresa para executar obra de Reforma do Solar Dona Brasileira (Patrimônio Histórico tombado conforme Decreto 031/2007) e construção de unidade escolar anexa ao Jardim de Infância Clarinda Damasceno, localizado à Praça Ary Parreiras, nº 06 - Miracema - RJ", previsão: R$ 500.000,00 (não sei se é estimativa da Prefeitura).
e o edital (nº050/2008): "OBJETO: Contratação de empresa para executar obra de Reforma e Revitalização da Praça D. Ermelinda A e B - Miracema - RJ", previsão: R$ 1.000.000,00 (não sei se é estimativa da Prefeitura)..

Anônimo disse...

KVEARI,
MUITO BOA INFORMAÇÃO... Sinal que estão cumprindo com o prometido...