O Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Corpo de Bombeiros começam a divulgar, nesta segunda-feira (12/5), o Índice de Risco de Incêndios Florestais, que estabelece os graus de probabilidade de início de incêndio e a velocidade de propagação do fogo. O índice leva em consideração a temperatura do ambiente, a umidade relativa do ar e a velocidade dos ventos para classificar a probabilidade de incêndio nos níveis baixo, médio e alto.
- A conjugação desses três fatores é que vai determinar se a gente terá uma propensão maior ou menor à incidência dos incêndios florestais. O índice será um balizador para as equipes do Corpo de Bombeiros, IEF e Ibama, que também é responsável por diversas áreas de conservação no Estado do Rio de Janeiro – explica o presidente do IEF, André Ilha.
O índice, que será divulgado nos sites do Corpo de Bombeiros e do IEF, apresenta números discriminados para as regiões Sul, Norte/Noroeste, Serrana e Metropolitana. Os dados também serão enviados por mala-direta aos veículos de comunicação que se interessarem em divulgá-los.
A prevenção é tudo em todas as áreas, mas em Miracema, por exemplo, não há nenhuma unidade do Corpo de Bombeiros e o de Itaocara fica, nessa época, com excesso de chamadas, impedido de prestar atendimento de queimadas na nossa Zona Rural. É hora do Estado pensar, com urgência, na instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Miracema!
Nenhum comentário:
Postar um comentário