segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

COR ORIGINAL DO COLÉGIO MIRACEMENSE ERA "OCRE"


Ex-alunos do Colégio Miracemense dizem que a cor original do prédio era OCRE (ocre é uma cor, variação do marrom. É uma cor muito utilizada em mapas, para representar densidade populacional e mapas demográficos). O debate surgiu após as obras do colégio que está sendo pintado de azul claro, com variações nos detalhes do prédio.


O Diretor da Divisão de Cultura da Prefeitura de Miracema, Marcelo Salim de Martino, disse que não há registros oficiais da cor original do Colégio Miracemense, mas que em pesquisa com a aposentada Chicralina Salim, sua mãe e com a professora e farmacêutica, June de Souza Carvalho, elas "não tinham certeza da cor exata", mas acreditavam que predominava nas paredes um tom de ocre.


Também ex-aluno do antigo Colégio Miracemense, o pesquisador Otto Guilherme Moura, disse: "Estudei no Miracemense inicialmente em 1957, suas janelas eram pintadas de VERDE ESCURO, sendo as paredes em Ocre, ou seja tipo cor Creme bem claro.Na parte de cima do Colégio era o internato Masculino, nos fundos havia uma escadaria que nos levavaao Auditório, onde também ficava o Grêmio Lítero Esportivo Rui Barbosa."


Ocre ou não, o importante é que mais um prédio tombado pela Prefeitura de Miracema, está sendo conservado e preservado, como registro de nossa importante história. Lá no Colégio Miracemense passaram ex-alunos ilustres, inclusive o ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal, Maurício Corrêa (foto). Se você sabe a cor original do prédio do Colégio Miracemense, informe-nos.

3 comentários:

AngelMira disse...

MUITO INTERESSANTE ESSA MATÉRIA!

Carlos Ferreira disse...

Penso que o ex-Ministro Maurício Corrêa (que é nascido em Cisneiros/Palma-MG) pode ser uma fonte de consulta. Se algum leitor do Blog tiver meios de fazer contato com o ex-Ministro, seria uma boa. Vou procurar, aqui em Juiz de Fora, a Dona Neuza Miterrof, uma Assessora do Ex-Presidente Itamar Franco, de quem Maurício Corrêa foi Ministro, para saber se ela pode ajudar no contato.

Abraços,
Carlos Ferreira
Juiz de Fora-MG
http://carlosferreirajf.blogspot.com/
carlosferreirajf@gmail.com

kvari disse...

Na quitando do Zé Maria no mercado tem um quadro do Colégio Miracemense. Não sei quando foi pintado nem por quem mas a cor que tá nele é "ocre" com as janelas azuis.