
É isso mesmo: dia 20/01, dia de São Sebastião é considerado o Dia Estadual de Limpeza dos Rios. O projeto tem como objetivo permanente conscientizar as comunidades, sobretudo as ribeirinhas, para a necessidade de preservação dos mananciais hídricos.
Esta será a segunda edição do evento, idealizado pelo secretário do Ambiente Carlos Minc. A data marca o reforço da mobilização da população fluminense em torno da recuperação e da preservação dos rios, praias e lagoas. Destaca também a importância de conservar limpos os corpos hídricos, evitando assoreamento e conseqüentes enchentes em períodos de chuva. Somente em 2007 foram retirados três milhões de metros cúbicos de resíduos em operações de desassoreamento de canais, rios e lagoas em todo o estado.
Praticamente todos os municípios participarão promovendo mutirões, assim como cada uma das nove Agências Regionais da Serla (Superintendência Estadual de Rios e Lagoas) nas respectivas regiões de atuação.
Em todo o estado foram mobilizados estudantes, entidades da sociedade civil, como universidades, associações e organizações de trabalhadores e de empresas, autoridades, além de voluntários entre as populações locais. Em apoio, a Serla distribuirá material necessário para a realização dos mutirões: camisetas, bonés, luvas e botas de borracha, ancinhos e sacos plásticos. Os kits serão entregues aos voluntários para a coleta, separação e aproveitamento do lixo, no caso de recicláveis.
Esperamos que a regional da SERLA de Santo Antônio de Pádua tenha lembrado-se da existência do Ribeirão Santo Antônio e introduzido nosso "rio" no projeto do Governo Estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário