
Ilustre Deputado
Carlos Minc
Secretário de Estado do Ambiente.
Sou advogado e moro, há 36 anos na cidade de Miracema/RJ. Sabe que nos últimos anos passou despercebido a mim uma ameaça ao meio-ambiente que havia em minha cidade: os restos mortais da USINA SANTA ROSA. Essa usina, que funcionou por anos, está abandonada há mais de 20 anos. Há cerca de 15 dias fui pessoalmente visitar o que sobrou daquela indústria e o que vi é de espantar. O local está totalmente abandonado, com mato e muito material de ferro e aço ao relento, tomando chuva e vento durante todo esse tempo. Mas isso não é tudo. Pois ainda está lá, intacto, duas grande lagoas (tamanho de um campo de futebol), armazenando vinhoto. Sei que ali há um material muito tóxico. Mas grave mesmo é que esse material pode ser lançado no ribeirão Santo Antônio a qualquer momento. Como pode-se ver na foto em anexo, há uma comporta nessas lagoas e a comporta fica à beira de uma estrada movimentada. Qualquer criança ou transeunte mal-intencionado, pode, a qualquer momento do dia ou da noite, abrir tais comportas. Não há nenhuma segurança no local.
Pergunto ao sr.: Não há um passivo ambiental que esses empresários devem à população? Qual o valor desse passivo ambiental?
Soube certa vez que o atual prefeito da cidade, Carlos Roberto Medeiros (PV), antes de assumir a prefeitura, num grupo de outros empresários, queriam comprar aquela área e transformá-la num MUSEU DA CACHAÇA. Seria uma ótima idéia. A área que é uma ameaça passaria a ser uma atração turística.
O sr. deputado e agora secretário, poderia abrigar essa idéia. Miracema é uma cidade pobre e precisa de empregos. A industria do turismo é uma das que mais emprega. O que acha da idéia?
Mas antes, sr. Secretário, é necessária uma ação urgente. Tenho denunciado esse fato a inúmeras autoridades, inclusive IBAMA e outros órgãos, inclusive estaduais, mas até agora não há nenhuma ação efetiva. Deposito no senhor todas as esperanças.
Endereço da USINA: Estrada Miracema x Laje do Muriaé, trevo da USINA,saída para o distrito de Paraíso do Tobias, Miracema/RJ
Para isso, criei um blog, onde há um pequeno histórico dos fatos aqui narrados: http://www.miracemarj.blogspot.com/
Atenciosamente,-
José Souto Tostes
Um comentário:
Já tem alguma resposta do Secretário de Meio-Ambiente do Estado?
Postar um comentário