Hoje o blog iniciou o dia pensando na homenagem que poderia fazer aos enfermeiros. Uma foto linda, uma flor, uma imagem bem romantizada, a figura de algum enfermeiro de Miracema, que trabalhe no Hospital ou que tenha trabalhado na Casa de Saúde ou em alguma unidade municipal. Mas não dá para usar esse momento e esconder a realidade. A realidade é que, segundo o Conselho Federal de Enfermagem, até quarta-feira dia 7, 98 enfermeiros perderam a vida vitimados pelo COVID-19.
Segundo o mesmo CONFEN, nos Estados Unidos, onde a epidemia começou antes, foram 91 mortes até o mesmo dia.
Há realmente algo a comemorar e festejar? Não há. A profissão infelizmente não é motivo de preocupação das autoridades do Brasil. Não se fala em busca por equipamentos de proteção, que faltam em grande parte dos hospitais das capitais. Você já viu alguma autoridade falando nisso? No Brasil o que se viu foram agressões verbais e físicas aos enfermeiros, como ocorreu recentemente em Brasília (foto). Aqueles agressores falaram por si e por muitos brasileiros que aplaudem essa negação da doença e da realidade por parte das autoridades brasileiras.
Ações positivas vi em Miracema, onde um grupo de cidadãos se reuniu e estão produzindo máscaras especiais de acrílico, para proteger os profissionais da saúde. Isso é digno de mérito. Isso é digno de aplausos e de ser enaltecido. Obrigado a todas envolvidas no projeto!
Que o dia da enfermagem sirva de marco para a nossa reflexão e nos leve a agir em prol da proteção à saúde desses profissionais.
Fica aqui o MUITO OBRIGADO do Blog Miracema!

Nenhum comentário:
Postar um comentário