sábado, 9 de maio de 2020

O QUE ADIANTA DECRETO SE O COMÉRCIO TÁ FUNCIONANDO?



É hora de falarmos a verdade: comércio fechado na teoria não adianta nada. Os decretos precisam ser efetivos e isso tem sido cobrado pelo Ministério Público Estadual de muitas prefeituras. Em Volta Redonda, por exemplo, o órgão processou o prefeito da cidade com o argumento de que os cidadãos não estavam cumprindo o que previa o decreto municipal. Na ação, se pedia "a concessão urgente de imediata medida liminar determinando que o Município de Volta Redonda e o Estado do Rio de Janeiro adotem as providências necessárias a fim de garantir o estrito cumprimento aos decretos mencionados".

No caso de Miracema temos notado que muitos estabelecimentos estão funcionando, mesmo com decreto vigente impedindo o funcionamento de atividades não essenciais. E se tem decreto, compete às autoridades locais que faça que ele seja cumprido, usando de sua equipe de fiscalização. Ou tenha coragem e revogue o decreto, como fez o prefeito de Itaperuna. Mas sujeitando-se a sofrer as consequências que hoje sofre Itaocara, onde existem 25 casos e o comércio, até ontem estava fechado.

O blog se preocupa com a situação econômica da cidade, se preocupa muito. Aliás, Miracema vinha sofrendo, há anos, com seguidas perdas financeiras e em sua economia. Muitas lojas quebradas e fechadas. Mas acreditamos, como orientam os especialistas, que é melhor fechar por um tempo e depois reabrir, do que fingir que está fechado e continuar funcionando às escondidas.

Nenhum comentário: