A página da prefeitura de Miracema diz que está seguindo os rastros de um paciente que teria fugido de um hospital em outro município e teria se evadido para a cidade. Não diz o nome, mas identifica horário de entrada e saída do hospital, além de pessoas que tiveram contato com o mesmo, tudo à partir de informes recebidos via aplicativo de mensagens. Segundo a postagem o paciente foi localizado, mas estaria "ofendido" e se recusa a dizer seu paradeiro.
Sinceramente não entendo o teor da nota. Nem todas as ações municipais em saúde pública são para exposição em redes sociais. Certa a ação, mas desnecessária a divulgação, já que muitos miracemenses receberam as mesmas mensagens e o paciente será identificado.
Autoridades públicas devem tranquilizar sim a população, porém, sem alarmar e sem expor cidadãos. O COVID-19 é uma doença grave, mas a própria autoridade não pode estimular o preconceito ao doente. Existem medidas legais que podem ser tomadas para resguardar a saúde da população, como ocorreu, no início da pandemia, quando a prefeitura de Paraty obteve ordem judicial determinando que um caso com suspeita da doença ficasse internado em seu hospital.

Nenhum comentário:
Postar um comentário